PIB de Santa Catarina deve crescer acima da média nacional em 2018

Se os dados acumulados até setembro se confirmarem, o PIB de Santa Catarina fechará o ano com crescimento de 2,7%, acima da média nacional, que foi 1,2% no período. Com isso, o desempenho estadual está apenas 0,5 ponto percentual abaixo do registrado em 2014, último ano antes do início da crise. Os dados são Banco Central.

De janeiro a outubro também foram registrados aumento na produção industrial (4,4%), nas vendas do setor (13,3%), na exportação (4,8%), na importação (24,1%) e no saldo de empregos da indústria de transformação (22,5 mil vagas).

Outro dado que corrobora a expectativa positiva para 2019 são os investimentos anunciados para Santa Catarina de cerca de R$ 7 bilhões, com estimativa de gerar cerca de 4 mil empregos, conforme informações da Investe SC, agência de atração de investimentos que é uma parceria da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) com o governo estadual. Boa parte dos investimentos são puxados por setores que fornecem ao segmento automobilístico.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Fiesc