Compostagem, troca de livros e palestras estão na agenda da Semana Lixo Zero

 

O quarto dia da Semana Lixo Zero Joinville 2018 está recheado de atividades para quem tem interesse em aprender mais sobre como diminuir a geração doméstica de resíduos e como colaborar de forma positiva com a preservação do meio ambiente. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, mas em algumas há limite de vagas e, portanto, é necessário fazer inscrição prévia.

Pela manhã, das 9 às 12 horas, está programada a Rota da Reciclagem. Em um ônibus que sairá da Udesc Joinville, os participantes da atividade vão visitar a cooperativa de reciclagem Assecrejo, localizada no bairro Aventureiro. Lá, poderão entender como funcionamento o sistema de recebimento e separação de resíduos que são encaminhados para o reaproveitamento. Para esta atividade, não há mais vaga disponível.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia uma série de atividades durante a Semana Lixo Zero Joinville 2018 com a palestra “Reconectar para evoluir”, das 10h15 às 12 horas. A socióloga e antropóloga Juliana Bustamante falará um pouco sobre a natureza do homem, o que é sustentabilidade para cada indivíduo e sobre a nossa relação com o meio ambiente. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações estão disponíveis neste link.

Feirinha Lixo Zero e Feira de Troca de Livros

Nesta segunda, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inaugura a edição deste ano da Feirinha Lixo Zero, na praça Nereu Ramos, Centro. Até o dia 27 de outubro, das 9 às 17 horas, o público poderá conhecer produtos feitos de matérias-primas recicladas, artesanato local, brechó de roupas, de livros e de antiguidades.

No CNEC Joinville, localizado na avenida Getúlio Vargas, 1266, Anita Garibaldi, também até o dia 27, haverá um stand para troca de livros entre os alunos. A proposta da instituição, que participa da Semana Lixo Zero desde a sua primeira edição, em 2014, é proporcionar o compartilhamento de conhecimento boas leituras entre os estudantes.

Oficinas práticas e painel

Ainda nesta segunda-feira (22), quem quiser aprender mais sobre reaproveitamento integral de alimentos, pode se inscrever em uma oficina sobre o tema que ocorrerá na Mercearia Pura Vida, localizada na rua Ministro Calógeras, 1514, Atiradores. Na atividade, sob a responsabilidade do gastrônomo e chef Michael Miranda, será possível aprender receitas utilizando casca de banana verde, por exemplo, entre outras variadas opções de transformar ingredientes que iriam para o lixo em pratos nutritivos e saudáveis. A oficina inicia às 15h30 e as inscrições são feitas pelo telefone 3202-9800.

Na UFSC, das 12h30 às 13h30, na Tenda Lixo Zero, haverá oficina de compostagem de resíduos orgânicos. Serão dadas instruções sobre técnicas de compostagem, como montar a própria composteira, os cuidados necessários e como utilizar os compostos orgânicos. A oficina é gratuita e ao final será sorteada uma composteira entre os participantes. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Para quem só tem tempo livre à noite, pode participar da Oficina de Óleos Essenciais, com a terapeuta ocupacional Anelise Sauces. Os participantes poderão conhecer as variedades e benefícios de óleos essenciais, dicas e receitas para utilização no dia a dia. Ao final, será sorteado um óleo essencial. A oficina inicia às 19h30 no Estúdio Wellness, localizado na rua Otto Bohem, 225, América. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 99964-5992 ou 98836-8929.

Também à noite, no Teatro de Bolso, no CNEC, será apresentado o painel Boas Práticas em Programas Corporativos de Sustentabilidade. Os participantes poderão conhecer um pouco a experiência de um programa de educação ambiental executado pela consultoria Gaia Ambiental em uma empresa de fertilizantes agrícolas na cidade de São Francisco do Sul. Também será mostrado o sucesso de projetos de energia solar em uma fábrica de confecções. O evento inicia a partir das 18h30. As inscrições podem ser feitas neste link. O CNEC está localizado na avenida Getúlio Vargas, 1266, Anita Garibaldi.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria