Governo de SC planeja ceder terreno central em troca de construção de complexo cultural em Joinville
A Prefeitura de Joinville e o Governo do Estado de Santa Catarina assinaram, na quarta-feira (12), um protocolo de intenções para a implantação de um Centro de Cultura, Dança e Inovação no município, em um terreno de propriedade do Governo do Estado. Os governos contam com a iniciativa privada para realizar o investimento e, em troca de parte do terreno, espera receber o complexo cultural pronto.
O documento foi assinado em Joinville pelo prefeito Udo Döhler e pelo governador Eduardo Pinho Moreira. “É um momento ímpar para Joinville, que está muito grata com a vinda desse empreendimento”, disse o prefeito. O governador elogiou a iniciativa e disse que espera participar da inauguração do complexo daqui a dois anos.
O terreno está localizada no centro da cidade, na rua Nove de Março, anexo à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). A proposta inicial é de construção de três torres de 22 andares, sendo duas residenciais e comerciais, com cessão da terceira para o Município e Estado, como forma de contrapartida ao investidor privado para usar o terreno.
Nessa terceira torre, o térreo vai abrigar um teatro com mais de mil lugares, além de espaço para desenvolvimento de ações de inovação e escritórios para receber órgãos do Município e do Estado.
O conjunto prevê mais de 60 mil metros quadrados de área construída. Os investimentos são na ordem de R$ 180 milhões por empresa privada que será escolhida por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Estudos conjuntos
O protocolo entre Município e Estado tem por objetivo o desenvolvimento de estudos conjuntos para análise de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para um empreendimento que comporte o complexo cultural. O plano de trabalho, objetivos, metodologia, cronograma, custos, contrapartidas, aportes financeiros e recursos humanos serão definidos por grupo de trabalho composto pelos seguintes servidores do Estado e do Município:
– Sérgio Machado Steiner, gerente de Bens Imóveis da Secretaria de Estado da Administração (SEA);
– Zany Estael Leite Júnior, procurador do Estado e Consultor Jurídico da SEA;
– Gerson Luiz Schwerdt, procurador do Estado;
– Eduardo Buzzi, procurador-geral do Município de Joinville;
– Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sepud).
Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura de Joinville