Joinville sedia evento de Assistência Social da região Sul

Começou na quinta (5) e termina nesta sexta-feira (6) o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Gongemas) Sul. O objetivo central do evento é debater a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na prática cotidiana da gestão pública.

O encontro é realizado pelo Congemas e pela Federação Catarinense de Municípios(Fecam) e tem a Secretaria de Assistência Social (SAS) do município como anfitriã. O evento ocorre no Bourbon Joinville Business Hotel. Autoridades, como a secretária estadual de Assistência Social, Romanna Remor, e o prefeito Udo Döhler, participaram da abertura.

O objetivo é capacitar gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais interessados, promovendo um espaço de discussão e propostas para avançar na política pública da assistência social. Participam secretários municipais de Assistência Social, trabalhadores do SUAS de nível superior e médio, estudantes universitários e demais interessados dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O secretário da SAS, Vagner Ferreira de Oliveira, atual presidente do Coegemas de Santa Catarina (Colegiado Estadual de Gestores Municipais) destaca que serão dois dias de debates e workshops, além das oficinas temáticas a serem ministradas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A secretária estadual Romanna Remor destacou a importância do SUAS. “Precisamos sobretudo, reafirmar o SUAS como sistema público democrático que visa a plena universalização da assistência social a quem dela precisar. Por isso as bases do SUAS precisam ser mantidas e aprimoradas”, disse.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville