Empresário Henrique Loyola vai receber a medalha Dona Francisca

O empresário, ex-vice-prefeito, ex-secretário estadual e ex-senador José Henrique Carneiro de Loyola vai receber a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior comenda de Joinville. A cerimônia será realizada no dia 8 de março, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado, dentro da programação comemorativa dos 167 anos de Joinville. Como curiosidade, foi o próprio empresário, quando era vice-prefeito, que recebeu a tarefa de criar a comenda durante o governo de Luiz Henrique da Silveira, em 1999.

Loyola é controlador da Companhia Fabril Lepper e da Fiação São Bento. Entre muitas outras atividades, foi presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville por quase 10 anos, da ETT/Sociesc e da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Criou a Fundação Empreender, que atualmente é focada em desenvolver o empreendedorismo com base no fortalecimento das associações empresariais.

Também criou e manteve por mais de 30 anos a Fundação 12 de Outubro, uma instituição beneficente, voltada para a assistência a crianças e idoso, e que, entre outras ações, construiu o prédio do Lar Betânia, em Joinville, e o Residencial Ventura, ambos para a terceira idade. Aos 85 anos, continua atuante.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também vai receber a mais alta honraria do município na mesma ocasião, com destaque para os serviços relevantes que os bombeiros voluntários de Joinville prestam para a comunidade nos seus 125 anos de existência.

O decreto municipal 30.669, assinado pelo prefeito Udo Döhler, foi publicado no dia 19 de fevereiro de 2018. O próprio prefeito Udo Döhler já recebeu a comenda, em 2001. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva também já foram homenageados. O primeiro em 2004 e o segundo em 2008.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Diego Redel via Arquivos do Senador Paulo Bauer
Informações: Assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *