Prefeitura lança edital para compra de vagas em creches privadas com fins lucrativos

Foto: Visita do prefeito e de secretários a obras da Educação

Depois de muita preocupação e reclamação dos pais, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Educação, lançou na quarta-feira (24) o edital de credenciamento de creches privadas com fins lucrativos para compra de vagas na Educação Infantil. O período de entrega dos envelopes com a documentação será de 25 de janeiro até 24 de abril de 2018. Com este novo processo de credenciamento, a Secretaria de Educação pretende adquirir 2.151 vagas para crianças de cinco meses até cinco anos.

O novo edital vem com alterações que irão facilitar a manutenção dos atendimentos. A renovação anual do contrato com a creches privadas é uma das modificações. Até 2017, o contrato durava até dezembro, agora pode valer por até 60 meses. A prefeitura também destacou o processo de abertura dos envelopes, que agora será conforme a ordem de chegada, uma forma de agilizar os trâmites. Anteriormente, a abertura era somente ao final do período de credenciamento.

Com mais este edital de credenciamento, a Secretaria de Educação passará a atender 2.695 crianças em creches privadas, sendo que 544 já foram adquiridas por entidades sem fins lucrativos.

Vagas em CEIs municipais

De acordo com a prefeitura, haverá um aumento de 7,5% na oferta de vagas na Educação Infantil em relação ao ano passado. Em 2017, a capacidade de atendimento era de 18.213 crianças. Para 2018, o número subiu para 19.562 vagas. No mês de fevereiro irão ficam prontos o CEI Antonio Brühmüller, no bairro João Costa, e o CEI Professora Felicia Cardoso Vieira, no bairro Costa e Silva. Juntas, as unidades irão atender até 620 crianças de zero a cinco anos.

No Ensino Fundamental, também houve ampliação de vagas. A Escola Monsenhor Sebastião Scarzello, bairro Itaum, que foi municipalizada, será devolvida a comunidade. O prédio passou por melhorias que irá atender inicialmente cerca de 360 alunos da Pré-escola ao 5º ano. No bairro Boa Vista, a Escola Albano Schmidt, que antes era mantida pelo governo do estado, funcionará como extensão da Escola Municipal Presidente Castello Branco até que o processo de municipalização seja concluído.

Durante o período de férias escolares ocorrem 38 obras em escolas e CEIs. Os trabalhos abrangem ampliação, reforma, implantação de acessibilidade, construção e reforma de quadras cobertas, melhorias na rede elétrica, substituição de cobertura, troca de pisos, entre outros.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura de Joinville
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *