Equipe joinvilense de aerodesign participa de competição em São Paulo

A equipe Albatroz Aerodesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participará da 19ª Competição SAE Brasil Aerodesign, que ocorrerá no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, entre 26 e 29 de outubro. A instituição joinvilense competirá com mais de 90 universidades do país e do exterior no desafio que envolve aviões radiocontrolados projetados pelos próprios estudantes.

Formada por cerca de 40 acadêmicos das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica, a equipe Albatroz competirá nas categorias Regular e Micro, nas quais os competidores são avaliados por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Os competidores devem seguir regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, a redução de peso por meio de otimização estrutural, visto que os protótipos devem transportar cargas durante os voos. “A novidade nesse ano é que, na Classe Micro, a carga do avião terá que ser lançada por paraquedas”, explica o coordenador da equipe, professor Fernando Lafratta.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Laura Bona Moll/Udesc Joinville
Informações: Udesc Joinville