11 escolas de Joinville participarão dos Jogos Escolares da Juventude

Com 11 instituições, Joinville é a cidade com maior número de escolas classificadas para os Jogos Escolares da Juventude (Jej). A competição inicia nesta terça-feira (12) e vai até 21 de setembro, em Curitiba. A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte.

O destaque de Joinville na competição será a natação, que classificou cinco jovens atletas, seguida do atletismo, que classificou quatro. Com 23 representantes Criciúma é a cidade com mais alunos classificados. Ao todo, são 77 escolas de 37 municípios catarinenses representados.

Das 35 medalhas que Santa Catarina conquistou no ano passado, algumas podem se repetir. Daniel Augusto Raduenz, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, de Pomerode, levou o ouro no lançamento de dardo em 2016 e disputará a prova mais uma vez. Já Ana Carolina Souza, da Escola Municipal Machado de Assis, de Blumenau, conquistou três medalhas de prata na ginástica rítmica no ano passado e volta para as competições de 2017 em 13 categorias da modalidade.

Outro destaque individual vai para Kauan Figueroa Sttocco, de Caçador. O jovem, de 14 anos, do Colégio de Aplicação da Uniarp, é o único atleta catarinense que se classificou para mais de uma modalidade da etapa nacional. Além de integrar a equipe de handebol masculino, Kauan também foi campeão catarinense no badminton e vai disputar as categorias de simples, duplas e duplas mistas.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a edição de 2017 dos Jogos Escolares da Juventude quebrou um recorde no número de inscrições: são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. Desse total, Santa Catarina estará representada por 162 jovens competidores distribuídos entre as 13 modalidades da competição. São elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Divulgação/Sesporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *