Prefeitura lança programa de inclusão social para crianças e adolescentes

Lançado nesta quinta-feira (17) pela prefeitura de Joinville, o programa Vibe Legal tem o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Associação dos Moradores Monsenhor Scarzello, no bairro Petrópolis. O núcleo inicial do Vibe Legal funcionará na sede da associação e terá o futebol como primeira atividade para os participantes, sempre no contraturno escolar.

O vice-prefeito Nelson Coelho participou da atividade, que é uma iniciativa a secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Esportes (Sesporte).

O programa vai oferecer, de forma gratuita e gradativa, ações de cultura, lazer, educação para a cidadania, saúde e nutrição, a fim de despertar nos participantes o interesse pela escola, esporte, música e convívio social. Também vai facilitar o acesso a programas como o Menor Aprendiz, que prepara o jovem para o mercado de trabalho.

“Este primeiro ponto servirá como modelo e depois pretendemos levá-lo para outras regiões, sempre em parceria com a comunidade”, informou Marlete Amorim, gerente de Segurança Pública da Seprot.

Para o presidente da Associação de Moradores, Nilton José Reinert, a parceria com o poder público é motivo de orgulho para a comunidade. “Esse projeto resgata a função das associações de moradores, que é de se envolver com os programas sociais”, comentou.

As aulas de futebol, ministrados por professores do Programa de Iniciação Desportiva (PID) da Sesporte, serão realizadas de segunda a quinta-feira, com horários pela manhã e à tarde. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local dos treinos com o professor responsável. A Associação de Moradores Monsenhor Scarzello fica na rua dos Radialistas, 148, no Petrópolis.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva
Informações: Secom Joinville