Joinville consegue vaga no NBB e participação só depende de apoio financeiro

A bela campanha do Basquete Joinville na Liga Ouro não foi em vão. Mesmo com o vice-campeonato, a equipe teve sua participação no Novo Basquete Brasil (NBB) na próxima temporada aprovada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). A vaga foi conquistada pelo Joinville graças ao bom desempenho técnico na Liga Ouro e a estrutura apresentada durante toda a competição. Para ter sua participação confirmada na próxima edição do NBB, a equipe precisa ainda comprovar que tem capacidade financeira de arcar com os compromissos exigidos pela LNB.

Desde o fim da Liga Ouro existia a expectativa de que o Joinville conseguisse a vaga no NBB 10. Porém, apenas nesta segunda-feira (11), na Assembleia Geral da LNB, o clube pode entregar sua pré-inscrição, junto com mais 16 equipes – as 15 participantes da última edição, mais o Botafogo. O Joinville tem até o próximo dia 21 de julho para provar que estrutura financeira para participar da competição.

Segundo o assistente técnico Kelvin Soares, que esteve presente na assembleia, a equipe precisa comprovar para a Liga que tem um orçamento de, no mínimo, 1,5 milhão de reais para ter sua participação aceita pelo departamento técnico. Para arrecadar esse montante, o foco será a iniciativa privada.

“De início já fomos conversar com os parceiros que estiveram com a gente na Liga Ouro e fomos muito bem aceitos por todos. Agora vamos lançar uma campanha para que as empresas de Joinville se sensibilizem e apoiem o basquete. Sabemos que temos uma estrutura boa, que a cidade abraça o time e que temos condições de fazem um bom papel se conseguirmos esse apoio”, explicou Kelvin. Ele ainda afirmou que várias equipes que disputam o NBB deram testemunhos favoráveis à volta dos joinvilenses para a competição.

Ele fez questão de frisar que tudo está sendo planejado para que o Joinville não dê um passo maior do que a perna: “Primeiro vamos focar em conseguir esse investimento para a competição, depois nós vamos pensar no elenco para a disputa. Não podemos atropelar as coisas, senão vamos repetir receitas que não deram certo no passado”.

Com a entrada de Botafogo e Joinville, o NBB terá a participação de 17 times, já que a chegada dessas equipes não está condicionada à nenhuma desistência. O início do torneio está previsto para o dia 4 de novembro.

Texto: Vitor Forcellini
Foto: Basquete Joinville/Divulgação