Novos ônibus com ar-condicionado e carregador de celular chegam em Joinville

Foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (29), 16 novos ônibus em Joinville. Os novos veículos se diferenciam pela qualidade, pois são equipados com ar-condicionado, cortina de ar, carregador USB para bateria de celular, suspensão pneumática, iluminação em Led, plataforma elevatória e portas flor da pele, sistema que facilita a entrada e saída de passageiros. Eles custaram R$ 5,6 milhões.

A apresentação ocorreu no estacionamento do Centreventos Cau Hansen, com participação do prefeito Udo Döhler e representantes das empresas concessionárias do serviço, Transtusa e Gidion, que operam sem licitação. O prefeito Udo Döhler disse que os novos veículos vão garantir maior conforto aos passageiros e tornar o sistema mais ágil e atrativo.

“São investimentos para aumentar o número de passageiros para que no futuro possamos diminuir o valor da passagem”, comentou o prefeito.

Os ônibus serão usados nas linhas troncais (ligação dos terminais dos bairros ao terminal central). Dos 16 novos veículos, 13 são da marca Neobus, modelo Mega Plus e três são modelos Granvia, fabricados pela empresa Mascarello. Os veículos tem capacidade para 94 passageiros.

Além dos 16, estará em teste um ônibus de 15 metros de comprimento, chassis Volvo B270, carroceria Mascarello, modelo Granvia, este com capacidade para 113 passageiros.

Para Diego Felipe da Costa, técnico em gestão da mobilidade urbana, os novos veículos têm uma ótima qualidade. Ele destacou que a suspensão a ar vai fazer com que os passageiros sintam menos os desníveis da rua e também a potência do motor do veículo em teste.

“A empresa é obrigada a investir, senão ela vai definhar ainda mais do que já definhou”, comentou.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville