PIB brasileiro cresce 1% no primeiro trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto brasileiro voltou a crescer após oito meses de queda. Nos três primeiros meses deste ano, a alta foi de 1% em relação ao quarto trimestre de 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores correntes, o PIB do primeiro trimestre de 2017 foi de R$ 1,595 trilhão. Esse crescimento foi puxado pela agropecuária, que cresceu 13,4%. A indústria apresentou expansão de 0,9% e os serviços registraram estabilidade.

O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2017 recuou 2,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. De acordo com o IBGE, esta taxa resultou da contração de 2,1% do Valor Adicionado a preços básicos e do recuo de 4,1% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

Comparação com 2016

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB caiu 0,4% no primeiro trimestre de 2017, o décimo segundo resultado negativo consecutivo nesta base de comparação.

Dentre as atividades que contribuem para a geração do Valor Adicionado, a agropecuária cresceu 15,2% em relação a igual período do ano anterior. A indústria sofreu queda de 1,1%. O valor adicionado de serviços caiu 1,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Foto: Jonas Oliveira / ANPr