Movimentos marcam protesto contra Temer após novo escândalo

Está marcado para as 17 horas desta quinta-feira (18) um ato contra o governo de Michel Temer. O encontro está marcado na Praça da Bandeira, ao lado do Terminal Central. Diferentes grupos chamaram a manifestação após a divulgação de que há gravações que incriminam o presidente.

Segundo reportagem do jornal carioca O Globo, empresários da JBS gravaram conversas com Temer no qual combinavam de comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, atualmente preso em Curitiba. Os arquivos de áudio foram entregues à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao ministro Edson Fachin, do Superior Tribunal Federal (STF). Também há gravações que comprometem o senador Aécio Neves (PSDB).

As manifestações contra Temer ocorrem em todo o Brasil. Em Brasília (DF) e em São Paulo (SP) elas já aconteceram na noite de quarta-feira (17), mas grupos de todo o país se organizam para tomar as ruas nesta quinta.

Pouco tempo depois do escândalo vir à tona, a página “Estudantes e Professores de Joinville contra o Golpe” criou um evento sobre a manifestação. “Está mais do que claro que não existe coesão social possível para manter a república com este sujeito ocupando o cargo da presidência”, escreveu o responsável pelo evento, que não se identificou. Para o grupo, a única forma de devolver o Brasil para as mãos do povo é por meio de eleições diretas.

Outro grupo que está chamando militantes e simpatizantes para o ato é o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Para Eduardo Rodrigues, presidente do PSOL Joinville, não há saída para derrubar o governo que não seja ir para a rua protestar. “Este governo foi costurado com o que há de mais sujo do Congresso e sabíamos que uma hora toda essa sujeira viria à tona. Segundo Rodrigues, a “bomba” da JBS é vista pelo povo como a gota d’água.

O Coletivo Anarquista Bandeira Negra, de Joinville, também criou um evento na rede social, destacando que o protesto também é contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil