42.352 eleitores têm títulos cancelados em SC

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), 42.352 eleitores que não votaram e não justificaram o voto nas últimas três eleições estão com o título cancelado.

“O prazo para regularizar a situação acabou em 2 de maio, agora o cancelamento é automático e depende apenas de um procedimento interno que acontecerá entre 17 e 19 de maio”, explicou Renata Fávere (foto), secretária da Corregedoria do TRE/SC.

Se o eleitor tem dúvida se o título está ou não cancelado, pode consultar sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso constate o cancelamento, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. “Precisa apresentar comprovante de residência e pagar as multas correspondentes para a inscrição ser renovada”, explicou servidora do TRE/SC.

Segundo Fávere, o objetivo da Justiça Eleitoral ao cancelar o título dos faltosos é depurar o cadastro. “Uma parte desses 42 mil eleitores já morreu, muitos residem em outras localidades e alguns estão no exterior”, disse.

Ela ainda acrescentou que o cadastramento biométrico nos grandes colégios eleitorais do estado já havia depurado o cadastro, de modo que isso explica o número baixo de títulos cancelados, cerca de 0,8% dos quase 5 milhões de eleitores do estado.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Karina Ferreira/Agência Alesc
Informações: Agência Alesc

ANUNCIANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *