Centro de triagem do Boa Vista começa a funcionar na próxima segunda-feira

Montado no ginásio da Associação Atlética Tupy, no bairro Boa Vista, um centro de triagem para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus passa a funcionar a partir de segunda-feira (30). O espaço, que terá 14 salas internas e 11 externas, está sendo montado em parceria com a iniciativa privada e visa evitar superlotação de unidades hospitalares da cidade.

A ação tem a colaboração efetiva do comitê de crise da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e apoio da Universidade da Região de Joinville (Univille), que irá ceder acadêmicos do último ano de medicina para atuarem no local sob a coordenação da infectologista Luiz Henrique Melo. A Companhia Águas de Joinville também vai atuar no apoio.

Inicialmente, serão 20 pessoas atendendo por turno de seis horas, 24 horas por dia. Modelo similar irá funcionar no Hospital Municipal São José. Pacientes recebidos em centros de triagem terão os primeiros atendimentos e serão encaminhados para tratamento conforme seu estado clínico.

O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, agradeceu o apoio das entidades envolvidas. “O centro de triagem é o resultado do esforço e da participação de toda a comunidade de Joinville. Ele está sendo montado como suporte à rede de atenção. Assim evitamos que as pessoas se desloquem para hospitais e pronto atendimentos sem necessidade”, disse o secretário.

Sobre a parceria entre o público e o privado, o presidente da Acij, João Joaquim Martinelli, reforçou o engajamento. “Nenhum sistema de saúde por melhor que seja está totalmente preparado para uma pandemia, vejamos a Itália. É o momento de auxiliarmos e, a nossa entidade, com a parceria de inúmeros associados, contribui com a ação”, comentou o empresário, destacando a participação na campanha de arrecadação de recursos promovida pela entidade. “Nos surpreendeu também o engajamento da comunidade que tem feito doações”, revelou. Interessados em colaborar com a companha da Acij podem saber mais sobre o projeto por aqui.

Outro centro de triagem já funciona desde a segunda-feira (23), no Hospital São José. “Criamos um novo pronto socorro, com equipamento de proteção individual e protocolo específico”, explicou o diretor clínico do Hospital São José, Niso Balsini.

Para tirar dúvidas sobre a doença, os joinvilenses podem ligar para o serviço Ligue-Saúde, da Secretaria da Saúde de Joinville, que também teve início na segunda-feira (23). Basta telefonar para o número (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30. O objetivo é passar informações médicas, principalmente sobre o coronavírus, e evitar a ida desnecessária de pacientes até alguma unidade de saúde, como PAs e hospitais. A central está instalada na Secretaria da Saúde com 20 estações de atendimento. Do outro lado da linha está um médico da rede pública ou um médico voluntário para esclarecer dúvidas.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Carlos Júnior via Acij
Informações: Prefeitura

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *