Café Psico realiza evento sobre ansiedade neste sábado

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 18 milhões de pessoas sofrem com o transtorno, cujos sintomas aparecem de diversas formas. Irritabilidade, falta de concentração, falta de ar e insônia, entre muitos outros.

Para refletir sobre a questão, o grupo Café Psico realiza um evento neste sábado (15), das 13 às 17h30, na UniSociesc da Marquês de Olinda. O encontro vai reunir cinco profissionais para conversar sobre o transtorno e oferecer orientações ao público: Tamires Cristina de Assumpção, Talita da Silva, Dayane Suelen de Moraes, Luiz Alberto da Silva Silveira Júnior e Laira Stock.

“A mesma ansiedade que nos impulsiona para projetos pode desembocar, se não for bem observada, em uma patologia. Problemas como transtornos obsessivos ou até quadros de pânico podem vir a se desenvolver. Inclusive, fatores ambientais podem desencadear um processo mais agudo de ansiedade, contribuindo para o crescimento desses sintomas patológicos”, explica Fiorelli.

Serão expostas percepções psicológicas, como a teoria cognitiva comportamental e a psicanálise, para a compreensão e tratamento do transtorno. Além disso, haverá uma apresentação focada principalmente na questão da ansiedade vinculada à educação.

Umas das motivações para a realização do encontro, aliás, foi a volta às aulas. De acordo com Andre Fiorelli, organizador do evento, experiências como uma promoção próxima, o início de um curso superior, a aproximação de um evento importante , como o casamento, podem desencadear o processo. Por isso, pensando no retorno às aulas e no início da faculdade, o grupo resolveu, com o objetivo de contribuir para a saúde emocional de todos, realizar um evento sobre ansiedade.

O Café Psico é um espaço na internet criado por um grupo de alunos do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala – Associação Catarinense de Ensino (ACE) no qual compartilham reflexões sobre a área. Eles já realizaram, no ano passado, um evento sobre depressão. O evento deste ano conta com o apoio da Mediar – Psicologia e Educação e da UniSociesc.

Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos por aqui ou na hora do evento (sujeito à disponibilidade). Inscrições podem ser feitas por aqui. A UniSociesc fica na rua Gothard Kaesemodel, 833, no bairro Anita Garibaldi.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Blog da Saúde/Governo Federal
Informações: Café Psico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *