Policiais argentinos chegam a SC para auxiliar no atendimento a turistas

A Polícia Civil de SC recepcionou, nesta sexta-feira (3), os agentes argentinos que atuarão em apoio à ação Verão Santa Catarina 2019/2020. Serão três policiais da Província de Misiones, na Argentina, que ficarão no estado até o fim da alta temporada para auxílio em ocorrências e atendimentos que envolvam turistas do país vizinho.

A medida ocorre há vários anos por meio de um acordo de cooperação entre o Governo de Santa Catarina e a Província de Misiones. Os policiais chegaram na quinta-feira (2) e na sexta-feira visitam as instituições da segurança pública catarinense.

Os agentes atuarão em conjunto com integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, Balneário Camboriú e no litoral catarinense em geral, sendo que cada corporação terá um policial argentino à disposição.

“Esta troca de experiências é muito importante ao estado, ajuda aos turistas e também a nós, policiais”, destacou a delegada geral-adjunta, Ester Coelho, durante a recepção.

Além dos três policiais argentinos, dois colegas superiores estão no Estado para acompanhar a chegada dos colegas. O capitão Luis Flores, da Província de Misiones, afirmou que além de atuarem como observadores, os policiais argentinos atuam na prática em conjunto no litoral com os policiais brasileiros e o Consulado da Argentina durante atendimentos com os policiais relacionados a comunicação, crimes, acidentes de trânsito, questões de saúde e deslocamentos necessários.

“Esta parceria com Santa Catarina é muito bem vista pelo governo Argentino e no nosso País, pois a cada ano a colaboração existe e o trabalho vem crescendo”, afirma Flores.

Também participaram da recepção na Delegacia Geral o delegado chefe de gabinete, Mário Martins, a delegada assessora Giovanna Depizzolatti e os agentes da Polícia Civil que atuam na ação Verão Santa Catarina 2019/2020, Rodrigo Forte e Renata Oro.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Polícia Civil