Luana Mendes quebra recorde nacional nos 50 livre

A atleta joinvilense Luana Mendes foi confirmada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como recordista na prova de natação nos 50 metros livre, com o tempo de 47 segundos e 52 centésimos. O resultado foi obtido durante as últimas Paralimpíadas Escolares 2019, que ocorreram na cidade de São Paulo, entre 18 e 23 de novembro.

Durante a competição escolar nacional, Luana conquistou quatro medalhas de ouro nas provas que disputou, colocando-a entre as principais nadadoras da classe S11 (cegueira total) do Brasil. No ranking divulgado pelo CPB, a atleta que tem 14 anos já aparece entre as cinco melhores nadadoras do país.

Os resultados obtidos nas piscinas chamaram a atenção do comando técnico do CPB e Luana Mendes foi convidada a participar do Camping Escolar Paralímpico 2020. Este evento é destinado aos jovens atletas que se destacaram ao longo do ano. O camping também funciona como uma peneira para encontrar futuros talentos com potencial para participar de competições internacionais, como campeonatos mundiais e Paralimpíadas.

O técnico Vanderlei Quintino, da Associação Paralímpica de Joinville (APJ), acompanha a atleta há mais de quatro anos e comemora o resultado do trabalho, motivo de orgulho para a equipe e para a cidade. Segundo ele, o planejamento para que ela evolua ano a ano, degrau a degrau, tem dado certo. “Esse conjunto entre talento, apoio familiar e comissão técnica tem tudo para levar a atleta a uma paralimpíada”, revelou o treinador.

“Treino difícil, competição fácil”, comentou Luana Mendes sobre seu desempenho, creditando ele trabalho cotidiano que tem realizado. O comentário, aliás, foi feito após mais um treino, na manhã desta sexta-feira, em que estava acompanhada pela mãe, o que demonstra, também, o apoio familiar mencionado pelo técnico. Ela está muito contente pelo recorde, que não esperava bater tão cedo, e muito animada com o camping. “Eu fico muito agradecida à APJ, ao apoio da minha família, dos meus amigos e dos meus técnicos”, finalizou.


Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: APJ

Um comentário em “Luana Mendes quebra recorde nacional nos 50 livre

  • 29 de Novembro de 2019 at 29 de Novembro de 2019
    Permalink

    O coroamento desses exitos passam, indubitavelmente pelo esteio e apoio familiar, seguido da dedicação e esforço nos treinos dessa exemplar atleta. Parabéns a ambos, atleta e família Mendes!!
    Sou fã de ambos…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *