Ônibus de Joinville podem ser acompanhados em tempo real

As empresas que operam (sem concessão) o transporte coletivo de Joinville, Gidion e Transtusa, apresentaram um novo sistema de monitoramento de frota, que permite o acompanhamento em tempo real dos ônibus e avalia o desempenho da condução do motorista.

Desenvolvido em parceria com a Imediatum Tecnologia, o projeto envolveu a instalação de dispositivos de rastreamento em todos os ônibus e digitalização de ferramentas de trabalho. Com isso, foi possível adequar os tempos de viagem para melhorar a informação aos clientes, que passa a ser integrada com a plataforma onibus.info.

Para acompanhar as viagens em tempo real, basta acessar onibus.info do navegador de um celular, tablet ou computador e selecionar a parada ou linha mais próxima à sua localização. Além de trazer o horário estimado da chegada do ônibus, a plataforma apresenta o deslocamento do veículo ao vivo no mapa.

A divulgação do rastreamento em tempo real foi feita na quarta-feira (20), junto com a apresentação de 18 novos ônibus para renovar a atual frota. Todos os veículos novos estão equipados com ar-condicionado da VMG Aires, entrada USB para carregador de bateria de celular e rastreamento em tempo real.

Os ônibus são da marca Caio, modelo Apache Vip, têm plataforma elevatória e iluminação em led interna e externamente. Dez deles têm chassis Mercedes Benz e oito, chassis Volkswagen. Com as aquisições, o sistema passa a contar com 69 ônibus equipados com ar-condicionado.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Assessoria das empresas