Músico joinvilense busca espaço com seu primeiro disco

BarackStyle lança, nesta sexta-feira (22), em diversas plataformas digitais, o single “Vôo”. A nova música é mais um passo na carreira do rapper que neste ano lançou seu primeiro disco, “A Fuga de Tebas”, e com ele busca seu espaço no cenário musical. “Plantando esperança pra colher o que sempre quis”, verso da nova canção, mostra o desejo e o foco do artista joinvilense.

Antes do álbum, lançado em agosto, o cantor, compositor e beatmaker já havia apresentado seu trabalho no EP “Self Made Man”, de 2017, com cinco faixas.

“A Fuga de Tebas” é um disco mais encorpado. Conta com produção do sócio e amigo DJ LEF e participação do produtor norte-americano Colin Stuard. Ainda tem participação de Lucas Casxs, do canal Infame Rap, na faixa “Dia de Pagamento”, e um solo de violão de Germano, na música “Seu Diário”, que encerra o disco. A gravação, mixagem e masterização do álbum foram feitas pelo produtor musical Rodrigo Bujik, no BrixTúdio.

BarackStyle

Entre os destaques está “Arrebol”, música inspirada no Luiz Gonzaga. Com o refrão sampleado da música do renomado músico pernambucano, lançada no álbum “Oi, lá vou eu”, de 1977, BarackStyle fez uma homenagem ao rei do baião.

Algumas faixas do disco foram lançadas antecipadamente e fizeram sucesso no meio do hip hop. É o caso de “Dia de Pagamento”, lançada em julho acompanhada de um clipe filmado e editado por Lucas Mohr, na Fork Lab, coworking de Joinville. O clipe simboliza uma comemoração no momento em que o salário cai na conta. Lançado no 5º dia útil daquele mês, o vídeo acumula mais de mil visualizações no Youtube e passa dos 2 mil plays no Spotify.

A maior influência do BarackStyle é Dr. Dre, por considerá-lo o maior artista do hip hop e por gostar do seu estilo. “Influenciado por quem influenciou minhas influências”, canta em “Arrebol”. A admiração pelo americano se deve ao modo de produzir do artista, da maneira como os instrumentos batem nas músicas. Ele cita o exemplo de “Animals”, de Dr. Dre e Anderson Park, que usa como referência na passagem de som de seus shows. Porém, sua música preferida do Dr. Dre, é “Fuck You”, com Devin the Dude e Snoop Dogg, do álbum “2001”.

Dinheiro é um tema presente no trabalho do artista. Sua referência, Dr. Dre, é o terceiro mais rico do hip hop, segundo a revista Forbes, e seu filme favorito é “O Lobo de Wall Strett”, filme que aborda o tema. É algo que ele discute na faixa “Cash pt. II”, que também fala sobre racismo: “Chamam negros de macaco e fazem papel de bobo, agora, de galho em galho, vejam quem chegou no topo”.

Outro destaque do disco é a música “Mata-Hari”, que tem mais influência do trap atual. Foi produzida através de uma conexão internacional com Colin Stuard, produtor norte-americano. O beatmaker entrou em contato com BarackStyle pelo Instagram e ofereceu 40 beats para as músicas. Barack escolheu o beat que mais gostou e usou na música “Mata-Hari”.

João Victor Gomes Sara, o BarackStyle, tem 22, mora no bairro Guanabara e utiliza a própria casa como estúdio. Por meio do rap, passou a ler bem mais. Desde o momento em que pensou em produzir até a hora em que começou. Aprendeu a mexer em edição de forma autodidata. Fruity Loops é o software que o artista usa para produção. “É conhecimento com base em pesquisa, horas e horas no YouTube. Ainda não tenho o conhecimento que um curso traria, mas consigo me virar”, afirma.

BarackStyle quer viver de música. Ele cria rimas desde a infância, mas corre atrás de produção desde 2017. Daqui a dez anos, se vê contribuindo para a cultura hip hop. Vivendo de rap ou não, vai estar sempre fazendo, acredita.

Novo lançamento

Barack já planeja um novo lançamento. A música “Acordei 100%” é produzida com um beat de Skeeter, produtor que criou beats com Emicida, Rashid, Projota, Coruja Bc1, Haikaiss, Edi Rock, Tássia Reis, Djonga, Rael, Flora, Mv Bill e Luccas Carlos. Porém, para lançar a música, ainda precisa pagar pela autorização.

Ele quer arrecadar o dinheiro com a venda da versão física de “A Fuga de Tebas”, que pode ser adquirida diretamente com o músico pelo Instagram ou por aqui.

Grupo e estúdio

Além de trabalhar na carreira solo, Barack desenvolve seu trabalho junto ao grupo Caiman, composto por ele, Lucas LEF e Patrick HDK. Os três ainda são sócios no estúdio Baiagun Lab.

O grupo já lançou três faixas no canal de Youtube do estúdio: “Delight”, “Cancela” e “Anita”. Além disso, tem feito seus shows, como no dia 19 de setembro, no Porão da Liga, quando se apresentou para arrecadar recursos para o tratamento de saúde de um amigo do grupo. O trio também tem trabalhado um disco novo.


Texto: Lucas Borba
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *