Veranista critica situação da praia de Itaguaçu, em São Francisco do Sul

O verão vai chegando e veranistas começam a frequentar as praias da região com mais assiduidade. É o caso de Lauro Elias Budal Arins, morador de Joinville que veraneia na praia de Itaguaçu, em São Francisco do Sul. No último fim de semana, porém, ao se indignar mais uma vez com o estado da praia, decidiu fazer fotos e enviar ao jornal para denunciar o descaso com a situação da praia.

O esgoto a céu aberto, em direção ao mar, e a estrutura de acesso à praia são os problemas. Lauro conta que ele e outros moradores reclamam dos problemas há anos. Desta vez, eles planejam ações na praia para denunciar o descaso do poder público.

Esgoto a céu aberto incomoda moradores há anos

Resposta da Prefeitura de SFS

Porém, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Francisco do Sul, os dois problemas serão resolvidos em breve. O acesso, emergencialmente, e o esgoto com uma obra definitiva que já está em andamento.

Nesta semana serão iniciados os trabalhos emergenciais de recuperação dos acessos na orla da Prainha que foram danificados na última ressaca. O mesmo serviço será feito emergencialmente na Praia de Itaguaçu. Depois da temporada, será feita a licitação para as obras de enrocamento (maciço composto por blocos de rocha compactados) e paisagismo tanto na Prainha quanto na Praia Grande e Itaguaçu. Serão obras definitivas para evitar novas ocorrências de danos à orla desses balneários, informou a assessoria.

Quanto ao esgoto, já está em construção a Estação de Tratamento de Esgoto na localidade Majorca, no bairro Ubatuba. É a primeira de quatro estações de tratamento que serão construídas na cidade (as outras três serão na Vila da Glória, na Praia do Ervino e na região Central). “Esta estação do Majorca atenderá todos os balneários localizados no Norte da Ilha”, explicou a assessoria.

A Prefeitura também informa que está sendo implantada a rede de esgoto e que serão construídas, até 2022, 11 estações elevatórias. Com isso, até 2022, os balneários terão 100% de cobertura de rede de esgoto.

“Atualmente, por causa das obras de revitalização total da Estrada do Forte, a concessionária também está colocando a rede de esgoto ao longo da via, para que não precise ser feito um retrabalho depois de concluído o asfaltamento”, registrou a assessoria.

As obras de saneamento executadas pela companhia Águas de São Francisco do Sul podem ser acompanhadas neste site.


Texto: Felipe Silveira
Fotos: Cedidas por Lauro Elias Budal Arins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *