Alberto Bial será apresentado na próxima quinta-feira pelo Blackstar

O experiente treinador Alberto Bial será apresentado nesta quinta-feira (21) como técnico do Blackstar para 2020. Aos 67 anos, o profissional retorna a Joinville depois de oito anos. Em sua primeira passagem, treinou o Joinville em quatro edições do NBB. A coletiva de apresentação está marcada para a UniSociesc, parceira do Blackstar, a partir das 15 horas.

O Blackstar já havia anunciado o acerto com o treinador há alguns meses. Porém, por compromissos profissionais, Bial só começou a trabalhar efetivamente com o elenco neste mês. A expectativa do clube é que o prestígio do técnico atraia patrocinadores e reforços para a equipe. Bial comandará o time no Campeonato Brasileiro de Basquete, divisão que dá acesso ao NBB. O torneio começará em fevereiro do ano que vem.

Bial tem passagens por diversos clubes do basquete brasileiro. Seu último trabalho foi no Vasco da Gama, na temporada 2018/2019. Em 2004, desembarcou pela primeira vez em Joinville, para treinar a equipe da cidade. Na JBA (Joinville Basquete Associados), associação que não tem relação com a atual AABJ(Associação dos amigos do Basquete de Joinville), foi a grande cara do projeto. Ficou até 2011 e nesse período dominou o campeonato catarinense — chegou a ser quarto colocado em uma edição de NBB. Quando deixou o Norte de Santa Catarina, foi para Fortaleza, comandar o Basquete Cearense. Lá consolidou o Carcará na elite do basquete nacional, até rumar para o Vasco da Gama.

O treinador falou sobre a volta a cidade onde já obteve muitas conquistas. “É um trabalho super instigante. Primeiro porque a cidade de Joinville foi minha morada de 2004 a 2011 e eu tive muitas situações de alegria, de construção de um legado, de uma história muito bonita na minha vida. E o Blackstar é uma história muito bonita. Onde o Basquete é a razão de tudo e o basquete é a minha vida. Esse começo de trabalho está me deixando extremamente rejuvenescido, tá me dando vida, tá me dando algo que eu não sentia há muito tempo”, afirmou Bial.

Com a chegada do treinador, o Black também começa a se reforçar. O pivô Leozão, com passagens por Basquete Cearense e Minas é uma das novas contratações. O clube já tem acerto com mais alguns atletas e faz avaliação com outros dois possíveis reforços.


Texto: Vitor Forcellini
Foto: Kaue Vezentainer/Blackstar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *