Painel debate e estimula a participação de mulheres na política

Com intuito de estimular o ingresso das mulheres na vida política, a Associação Empresarial de Joinville (Acij) recebe um painel sobre a participação feminina no Legislativo e Executivo. A iniciativa do Núcleo das Mulheres Empreendedoras ocorre na segunda-feira (18), das 16h30 às 18h30. Foram convidadas 20 lideranças com atuação pública e seis confirmaram a participação. O evento é aberto à comunidade.

Carmelina Barjona, professora aposentada, foi vereadora durante um mandato. Tânia Eberhardt atuava como diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt até início do ano e se destacou como secretária de Estado da Saúde. Também participará das atividades a educadora Simone Schramm, sexta deputada estadual de Santa Catarina, que também esteve frente à Secretaria de Estado da Educação.

O debate vai reunir ainda a presidente da Ordem dos Advogados (OAB) de Joinville, Maria de Lourdes Bello Zimath, e a delegada Regional de Polícia Civil, Tânia Harada, reconhecida por contribuir com a redução dos índices de criminalidade no município. A secretária parlamentar Mariza Costa, exerceu quatro mandatos de vereadora em Rio Rufino, completa os nomes no debate.

“Precisamos entender, discutir política e estimular ativamente a participação na comunidade, não preencher cota de 30%, como laranja, dentro dos partidos. Queremos conversar com mulheres que conciliaram a carreira política ou pública com a vida pessoal e os filhos”, destaca Silvia Maria Coleraus, presidenta do Núcleo das Mulheres Empreendedoras. Segundo a empresária, espera-se uma plateia de mulheres com viés empreendedor, olhar sensível para a educação, cultura, saúde e segurança, servidoras públicas e acadêmicas.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Acij

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *