Arquivo Histórico exibe documentário “As Bicicletas e a Cidade”

O documentário “As Bicicletas e a Cidade”, de Fellipe Giesel, será exibido gratuitamente na próxima terça-feira (19), às 19 horas, no Arquivo Histórico de Joinville. Lançado em 2016, o filme é o primeiro longa-metragem de Giesel e foi realizado com patrocínio da Prefeitura de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Fotografias, filmes antigos e depoimentos de pessoas que viveram a “Cidade das Bicicletas” contrastam com a perspectiva e os relatos de pessoas que utilizam a bicicleta em Joinville nos tempos de hoje. Após a apresentação, será realizada uma roda de conversa sobre o tema.

Durante o século 20, a cidade de Joinville experimentou uma fase de intensa industrialização, recebendo milhares de migrantes em busca de trabalho. Nesse período, as bicicletas tornaram-se o principal meio de transporte da população, fazendo com que Joinville ficasse conhecida como a “Cidade das Bicicletas”.

A partir de fotografias, matérias de jornais e registros de impostos sobre velocípedes (como eram chamadas as primeiras bicicletas) encontrados no Arquivo Histórico de Joinville, o documentário mostra as diferentes fases da utilização da bicicleta na cidade.

Entre anônimos e conhecidos, complementam a abordagem, depoimentos de pesquisadores como o geógrafo Naum Alves Santanna, o historiador Dilney Cunha, o colecionador Valter Bustos, o pesquisador Dietmar Lilie do Movimento Pedala Joinville, e de pessoas que utilizavam a bicicleta em Joinville em outros tempos, como o operário aposentado e campeão de ciclismo Renato Saramento, a pesquisadora Jutta Haggemann, o artista plástico Juarez Machado, os operários aposentados Frida Rudin e Heinzi Gnewuch, entre outros.

Idealizador, roteirista e diretor do documentário, o joinvilense Fellipe Giesel registrou, com câmeras presas aos próprios entrevistados, a visão subjetiva dos que utilizam a bicicleta atualmente em Joinville. “As Bicicletas e a Cidade” traz, para aqueles que não pedalam, uma amostra das dificuldades pelas quais passam os ciclistas (inclusive cadeirantes) e deixa indagações sobre estes problemas.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *