Joinville sedia Encontro Macrorregional de Mulheres do PT

A Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina realiza neste sábado (9) o Encontro Macrorregional Norte de Mulheres do PT. O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Mulheres do PT de Joinville, será realizado no Sinpronorte, das 13 às 18h30.

O evento reunirá mulheres petistas, simpatizantes, sindicatos, coletivos e movimentos sociais da região norte catarinense. Participam do encontro também a coordenadora estadual do projeto Elas por Elas e suplente na Câmara de Vereadores de Florianópolis, Carla Ayres, e a vereadora e presidente do PT de Porto Belo, Rosaura de Oliveira.

À frente da Secretaria de Mulheres do PT de Joinville, Anelise Wisbeck explica que o encontro tem caráter formativo, visando as eleições municipais de 2020. A atividade, no entanto, não é restrita às mulheres filiadas ao partido. “Podem participar mulheres filiadas, simpatizantes, coletivos, lideranças, enfim, todas as mulheres que pretendem aprender e se fortalecer”, explica Anelise, que adianta que já há um projeto previsto pela secretaria municipal para formação política de pré-candidatas.

O evento que será realizado em Joinville já foi feito no Oeste, no Vale e no Sul do estado. A vereadora Rosaura de Oliveira, de Porto Belo, explica que estes encontros são uma oportunidade para que as mulheres se reconheçam. “Os encontros têm sido muito bons, com a participação de companheiras que já foram candidatas, algumas que estão com mandato e também de coletivos de mulheres, da Via Campesina, dos sindicatos e do movimento estudantil”.

Os encontros fazem parte do Elas por Elas — projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil. O projeto oferece às mulheres pré-candidatas formação política e em planejamento de campanha, acesso a treinamento de mídia para aperfeiçoamento das habilidades de relacionamento com o eleitorado e com a imprensa. As pré-candidatas ainda terão à disposição assessoria contábil, jurídica e de comunicação durante todo o processo, além do suporte de uma coordenadora política do projeto em cada estado.

“Também tratamos do fundo e de outras legislações eleitorais, dos paradigmas das nossas bandeiras, das questões internas do partido e dos legados dos governos petistas. Trazemos a discussão também de como é, na prática, se colocar à disposição numa eleição e de como é ter um mandato. O Elas por Elas é um projeto de fortalecimento das mulheres, para que uma ajude a outra. Isso é o mais importante”, explica Rosaura.

A programação do evento prevê momentos para acolhimento, análise de conjuntura, café solidário, dinâmicas e novas filiações. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, inclusive para o público masculino. Não é necessário se inscrever antecipadamente para participar do encontro.

O Sinpronorte fica na avenida Santos Dumont, 208, no bairro Bom Retiro.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Peninha Machado/Divulgação
Informações: PT Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *