Joinville tem 24 casos de sarampo confirmados pela Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde de Joinville (SES) confirmou, até o momento, 24 casos de sarampo e apresentou medidas para o combate do avanço da doença na cidade. 256 casos notificados são investigados, dos quais 177 foram descartados e 63 passam por análise.

Apenas 54% das crianças de 6 a 11 meses foram imunizadas, o que corresponde a 4.368 crianças, quando a meta seria de 8.083. A Secretaria da Saúde implantou uma Sala de Situação para centralizar as ações e realiza o monitoramento de crianças com idade entre 6 e 11 meses com busca ativa para aplicação da “dose zero” (medida preventiva). Também estão sendo realizadas ações de bloqueio vacinal em áreas estratégicas, onde foram identificados casos suspeitos.

Para ampliar o combate ao avanço do sarampo, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas à noite e fins de semana, além de um ponto de vacinação no Shopping Cidade das Flores, também aos fins de semana.

A orientação à população que ainda não se vacinou ou está em dúvidas sobre a medida de proteção para que procure uma unidade de saúde e verifique a sua situação vacinal. Outra orientação é evitar aglomerações e fazer a higienização das mãos com frequência, para que se evite a contaminação e transmissão da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. É altamente contagioso e um único doente pode transmitir a doença para até 18 pessoas. A transmissão ocorre pelo ar, quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O tempo de ativação imunológica da vacina é de 15 dias.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

Um comentário em “Joinville tem 24 casos de sarampo confirmados pela Secretaria da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *