Cineasta joinvilense exibe curtas inéditos no Sesc Joinville

Fabrício Porto estreia três curtas-metragens nesta sexta-feira (8), a partir das 20 horas, no Sesc Joinville. Serão exibidos os filmes “Foto em família”, “Prosopopeia” e “3×4”. O evento Três Curtas Curtos tem vídeos com duração máxima de oito minutos. “Trata-se de projeto em que utilizamos apenas uma locação, poucos atores e poucos recursos”, diz o diretor e roteirista. Segundo ele, os projetos eram feitos em apenas um dia de gravação.

Filmados em 2018, os vídeos têm sua primeira exibição só agora devido a atrasos na edição. Realizados sem verba de edital público, contando apenas com recursos do próprio diretor e dos envolvidos, os vídeos acabam por ser uma parceria entre amigos.

O curta “3×4”, por exemplo, tem sete minutos de duração e foi produzido inteiramente com fotos pessoais dos atores Clarice Steil Siewert e Samuel Kühn. Samuel comenta que escolher as fotos para o vídeo teve o prazer de um “jogo literário”. “’3×4’ acaba por fazer um jogo de recriação de uma história com fotos que possuem a historia de um casal real”, diz o ator. E conclui: “Fabrício é mestre em criar situações aparentemente banais, mas que carregam profundidades da vida”.

Outro vídeo que tem como ponto de partida a imagem é “Foto em Família”. No curta, um homem conta suas lembranças de infância e rememora alguns segredos de família a partir de uma fotografia de 40 anos. Destaque no elenco para Borges de Garuva e Pedro Torbes Porto, filho de Fabrício de apenas sete anos que estreia nas telas.

No curtíssimo “Prosopopeia”, de apenas quatro minutos, um “ventilador narra o fim do relacionamento de um casal”, conforme sinopse divulgada. O elenco conta com o ator Robson Benta.

Depois da estreia os filmes serão inscritos em festivais e no próximo ano serão incluídos no canal Guarda Filmes, que Fabrício mantém no Youtube com seu irmão e também cineasta Fábio Porto.

Em atividade desde 2006, quando lançou o curta “Incomunicável”, Fabrício Porto já soma quase 20 filmes no currículo, alternando-se como diretor, roteirista e diretor de fotografia. Destaque para o documentário “Ditadura Reservada”, de 2011, que aborda o período militar em Joinville (disponível no canal).

Mestre em Literatura pela Universidade de Santa Catarina, Porto também assina as ilustrações do livro “Dona Zica Roda Mundo”, de Jura Arruda, e as tirinhas da Super Turma, aqui de O Mirante.

O Teatro do Sesc Joinville fica na rua Itaiópolis, 470, no bairro América. A entrada é franca e apesar de os curtas não terem classificação indicativa certificada pelo Ministério da Justiça, Fabrício Porto informa que são de classificação livre.

Fichas técnicas dos filmes

Prosopopeia (4 min)
Sinopse: um ventilador narra o fim do relacionamento de um casal.
Direção e roteiro: Fabrício Porto
Assistência de direção: Samuel Kühn
Edição: Fábio Porto
Elenco: Robson Benta, Leonardo Baia e Tainara Voit
Narração: Robson Benta

Foto em Família (8 min)
Sinopse: um homem conta suas lembranças do tempo que ainda era menino e lembra-se de alguns segredos de sua família a partir de uma foto de 40 anos atrás.
Direção e roteiro: Fabrício Porto
Edição e montagem: Fábio Porto
Tratamento fotográfico: Alexandre Salves
Narração: Borges de Garuva
Elenco: Lucas Alvarez, Samuel Kühn, Clarice Steil Siewert, Alice Steil Kühn, Borges de Garuva, Laura Almeida, Helena Pereira, Fernanda Moreira, Cristovão Petry, Grazi Souza e Pedro Torbes Porto
Participação especial: Coisinha de nada

3x 4 (7 min)
Sinopse: após a separação com seu namorado, uma mulher recorda momentos
da vida até o momento de fazer uma foto 3×4.
Direção e roteiro: Fabrício Porto
Elenco: Clarice Steil Siewert e Samuel Kühn
Narração: Clarice Steil Siewert


Texto: Amcle Lima
Foto: Divulgação

Um comentário em “Cineasta joinvilense exibe curtas inéditos no Sesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *