Mais de 4 mil pessoas participaram da Semana Lixo Zero Joinville 2019

As ações de conscientização para redução e encaminhamento correto de resíduos mobilizaram 4.106 pessoas em Joinville durante a 6ª edição da Semana Lixo Zero, realizada entre os dias 18 e 27 de outubro. Os participantes estiveram presentes nas 78 ações organizadas em vários bairros da cidade, focadas em mostrar soluções e bons exemplos de como a cidade pode ser mais limpa e sustentável.

Organizada pela Rastro Sustentabilidade e envolvimento de 180 instituições da cidade, a edição deste ano teve como uma das diretrizes investir em ações estratégicas, com o intuito de levar o conceito lixo zero para várias esferas.

“Esta edição foi especial porque conseguimos engajar basicamente todos os perfis de geradores, desde escolas, comunidades, indústrias, comércios, escritórios, universidades, Ongs e até associações de classe. Sabemos que é um trabalho contínuo para o futuro, pois Joinville ainda tem muito o que melhorar no que se refere a gestão de resíduos, entretanto, acreditamos que este ano demos passos importantes rumo a tema de sermos uma cidade lixo zero”, explicou um dos organizadores, Arthur Rancatti.

Além de rodas de conversas, oficinas e debates, em 2019 a organização focou na capacitação de multiplicadores da proposta de se reduzir a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário da cidade, por meio de ações como compostagem de resíduos orgânicos e encaminhamento dos recicláveis para cooperativas de reciclagem da cidade.

“Fizemos capacitações para professores e associações de moradores já pensando em resultados no futuro. Acreditamos que quanto mais gente entender como aplicar o conceito lixo zero e vendo que é totalmente possível reduzirmos a geração de resíduos, todos vamos nos orgulhar da cidade em um futuro que esperamos que seja bem próximo”, atesta outro organizador, Gustavo Ritzmann.

A limpeza de resíduos feita por voluntários gerou resultados acima dos esperados. Ao todo, foram retiradas quase três toneladas de resíduos em cinco limpezas urbanas organizadas em locais diferentes.

Além das limpezas, também foram organizadas nove capacitações sobre o conceito lixo zero e nove visitas técnicas, 18 oficinas, sete intervenções relacionadas à redução de resíduos, quatro feiras sustentáveis e 11 palestras. A programação contou também com painéis e fóruns de discussão sobre lixo zero, atividades artísticas para crianças e a instalação de nove pontos de coleta de resíduos eletrônicos.

Conceito lixo zero

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, sediado em Florianópolis, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.


Edição: Fernando Costa
Foto: Gabriel Silva/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *