Congresso Brasileiro de Naturologia começa nesta quinta-feira

A naturologia baseada em evidências é o tema da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Naturologia (Conbranatu), que vai ser realizado na Univille entre os dias 7 e 9 de novembro. Vinte e cinco profissionais do estudo da natureza e atividades afins participam do evento como palestrantes ou professores dos minicursos, com o objetivo de trocar experiências e mostrar os avanços científicos na área.

O 12º Conbranatu é organizado pela Sociedade Brasileira de Naturologia. As professoras do curso de Naturologia da Univille Fabiana Figueredo Molin de Barba e Raíza Cainã são as presidentes desta edição do evento. As inscrições para o evento devem ser feitas nesse site.

A programação prevê lançamentos de livros, do Caderno Científico de Naturologia e da Rede Nacional de Naturologia no Sistema Único de Saúde (Rede NatuSUS), fundada pelo naturólogo e professor Alan Assis, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). A inserção da rede no SUS é um dos avanços conquistados pelo setor, que hoje conta com o apoio de uma frente parlamentar no Congresso Nacional.

No Brasil, as práticas alternativas de assistência no SUS foram introduzidas há 33 anos. Em 2006, foi publicada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Atualmente, mais de 150 terapias utilizadas no mundo como tratamento complementar para reequilibrar a saúde de pacientes já estão listadas na Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Fabiana, recentemente o SUS ampliou o leque de Práticas Integrativas e Complementares disponíveis gratuitamente na rede pública de todo o Brasil. “O foco é principalmente a prevenção e a promoção da saúde no cuidado integral do ser humano. A medida solidificou esse cuidado, reconhecendo a utilização de medicamentos fitoterápicos, plantas medicinais e tratamentos naturais para o restabelecimento da saúde e qualidade de vida da população. Com isso, abriu também um novo mercado para os profissionais que atuam nessa área”, enfatiza.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *