Colegiado da Amunesc planeja elaboração de Planos Municipais de Cultura

O Colegiado de Cultura da Amunesc realizou sua terceira reunião na manhã desta quarta-feira (6). Coordenado pelo secretário-executivo da associação, Tufi Michreff Neto, o encontro teve como objetivo apresentar a proposta de consultoria para a elaboração dos Planos Municipais de Cultura (PMC) para os municípios integrantes da Amunesc, com exceção das cidades de São Bento do Sul e Joinville, que já possuem seus planos.

Para Tufi, o planejamento estratégico em cultura é uma relação onde todos ganham. “A elaboração dos PMC possibilita a criação de políticas públicas que influenciam diretamente a qualidade de vida dos munícipes e, consequentemente, promove o turismo e aumenta a arrecadação, permitindo o retorno dos investimentos”, afirmou.

A consultoria apresentada prevê a realização de diagnóstico atualizado do setor cultural em cada município, o levantamento de diretrizes e ações deliberadas em conferências ou fóruns de cultura, dos objetivos gerais e específicos, das ações e estratégias para a implementação dos objetivos, além das metas e resultados esperados. Também está prevista a realização de palestras e oficinas integradas para a capacitação dos gestores culturais e a apresentação dos diagnósticos.

Segundo a consultora Iraci Seefeldt, a assessoria para a elaboração dos planos considera as especificidades de cada cidade e de seus cidadãos. “Quando a gente fala em pensar o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura, a gente considera o que o município tem de melhor para oferecer, do que as pessoas que vivem nas cidades têm para oferecer, da economia criativa, da geração de renda e do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

A proposta será discutida pelo Colegiado, que apresentará a deliberação sobre sua implementação na próxima reunião, prevista para ser realizada em dezembro.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Ariele Cardoso/Amunesc
Informações: Amunesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *