Saúde de Joinville convoca público de festa para vacina contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Joinville, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, convoca o público que participou do evento “Segue o baile à fantasia”, realizado na sexta-feira (25), na casa de eventos Joinville Square Garden, a comparecerem a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificar sua situação vacinal e, se necessário, tomar a vacina contra o sarampo.

O objetivo da orientação é fazer o bloqueio de eventuais novos casos, tendo em vista que um paciente com suspeita da doença esteve presente na festa. De acordo com números atualizados do Setor de Imunização da SES, Joinville tem sete casos confirmados de sarampo.

Vacinar é fundamental

O Serviço de Vigilância Epidemiológica reforça à população a importância de procurar uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina contra o sarampo, única forma de prevenção da doença. Indivíduos a partir de seis meses de idade e com menos de 49 anos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para verificar sua situação vacinal e, se necessário, ser imunizado. O tempo de ativação imunológica da vacina é de 15 (quinze) dias.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. É altamente contagioso e, um único doente, pode transmitir a doença para até 18 pessoas. A transmissão ocorre pelo ar, quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas iniciais assemelham-se ao resfriado, com febre, coriza e tosse. Em seguida, surge irritabilidade nos olhos e manchas vermelhas no corpo.

A orientação a indivíduos com sintomas da doença é que evitem locais com grande aglomeração de público, como cinemas, shoppings e supermercados. O mesmo vale para bebês com menos de seis meses de idade, já que não são imunizados e ficam mais vulneráveis ao contágio.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Agência Brasil
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *