Diversidade étnico-racial é tema de formação para professores

Termina nesta quinta-feira (31) o período de inscrições para as seis formações gratuitas do Projeto Educação e Diversidade Étnico-Racial. Voltadas aos professores das redes municipal e estadual de ensino de Joinville, as formações vão abordar as relações étnico-raciais com ênfase na história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. As inscrições devem ser feitas por aqui.

As formações ocorrem ao longo do mês de novembro, o mês da Consciência Negra, e serão oferecidas pela Prefeitura de Joinville, através da Coordenadoria da Juventude e Promoção da Igualdade Racial, em convênio firmado com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

As atividades serão ministradas por professores e pesquisadores de Santa Catarina e Paraná. Ocorrerão cinco aulas presenciais no período noturno, incluindo a aula magna, com a professora e mestra Jeruse Romão (foto), e atividades complementares. Haverá certificação de 30 horas para os participantes que tiverem 75% de frequência e apresentarem trabalho final.

“ Com essas formações contribuiremos no processo de implementação da Lei Federal 10.639/2003, a fim de que essa temática esteja de fato incluída no projeto político das escolas”, explicou o coordenador da Juventude e Promoção da Igualdade Racial de Joinville, Paulo Junior.

Cronograma

Segunda-feira (4)
Aula Magna, às 20 horas
“A Educação das Relações Étnico-Raciais no projeto político da escola: saberes pedagógicos necessários”
Com a professora Jeruse Romão.
Local: Sociedade Harmonia Lyra

De 6 a 25/11 – Período noturno
Formações específicas na Escola Municipal Anita Garibaldi e na Escola Municipal Professora Virgínia Soares. Cada formação com duas turmas de até 40 participantes.

Formação 1
Educação das Relações Étnico Raciais: marcos normativos, pressupostos, princípios educativos e ações pedagógicas

Formação 2
História e Geografia africana na sala de aula

Formação 3
Literatura e arte africana e afro-brasileira: representações de Africanidades na sala de aula

Formação 4
A Sociologia das Relações Étnico-Raciais

Formação 5
Educação física e dimensões do corpo e da corporeidade negra na educação

Formação 6
Educação das Relações Étnico-Raciais na educação Infantil


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo da Prefeitura de Itapema
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *