Museu de Arte de Joinville lança projeto de educação patrimonial

A partir da próxima segunda-feira (4), o Museu de Arte de Joinville (MAJ) vai interromper temporariamente sua atividade expositiva e trazer aos visitantes a oportunidade de conhecer uma outra importante atribuição do museu: a de preservação, conservação e higienização do seu acervo.

A ação foi idealizada porque a reserva técnica que está atualmente no anexo 2 da Cidadela Cultural Antarctica será retirada do local e acondicionada em contêineres especialmente adaptados, que serão instalados ao lado da casa sede do MAJ, de acordo com orientações alinhadas com o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e atendendo à regulamentação técnica pertinente.

“Enquanto o local é preparado para receber os contêineres e são feitas as adaptações necessárias para proceder a transferência para os novos espaços, as peças precisam passar por cuidados especiais e, para esse processo, serão acondicionadas na sala Luiz Henrique Schwanke, dentro da casa sede do MAJ”, explica a coordenadora do Museu de Arte de Joinville, Helga Tytlik.

Em outro ambiente do museu, será montado o ateliê de conservação e higienização, onde as cerca de 1,1 mil peças que compõem todo o acervo do Museu de Arte de Joinville – incluindo pinturas, esculturas, intervenções, gravuras e fotografias – passarão por completo processo de preservação, conservação e higienização, sob orientação da equipe técnica do Centro de Preservação de Bens Culturais de Joinville (CPBC), Unidade vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

“Para podermos trabalhar de forma adequada, vamos interromper nossas atividades expositivas e focar na força tarefa para deixar todas as obras em excelentes condições, incluindo registros fotográficos e museológicos. Mas vamos receber os visitantes, em sistema de pré-agendamento e em número limitado de pessoas. Assim, todos poderão conhecer e saber como funciona o processo de preservação, conservação e higienização das obras”, complementa Helga.

Os interessados em acompanhar a atividade realizada pela equipe técnica do MAJ precisam agendar a visita com antecedência, pelo e-mail [email protected], e aguardar confirmação. As visitas são gratuitas e serão realizadas por grupos de até dez pessoas, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

Devido às necessidades especiais desse trabalho, o MAJ temporariamente não abrirá aos sábados e domingos.

Jardim Criativo continua

Mesmo durante o período em que as atividades expositivas do MAJ estiverem interrompidas e as visitas restritas, a área externa da Unidade permanecerá aberta à comunidade e a Feira Jardim Criativo continuará acontecendo mensalmente, sempre aos domingos.

Nessas datas, o porão do Museu de Arte de Joinville também ficará aberto ao público, com a exposição “Templo e Museu” que apresenta a biografia do imigrante alemão Ottokar Doerffel.


Edição: Fernando Costa
Foto: Jackson Nessler
Informações: Prefeitura de Joinville