Mapa do Turismo de SC é atualizado com 13ª região turística

Com a criação do Vale dos Imigrantes, no Meio Oeste, Santa Catarina passa a contar com 13 regiões turísticas. Joaçaba, Concórdia, Curitibanos, Piratuba, Treze Tílias e Itá são algumas das principais cidades da nova região, que abrange 25 municípios e já está no Mapa do Turismo Brasileiro.

O Vale dos Imigrantes é fruto do desmembramento do Vale do Contestado, que abrange as cidades envolvidas no levante popular massacrado com o mesmo nome. Agora chamado de Caminhos do Contestado, reúne Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.

O Mapa do Turismo de Santa Catarina foi atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). O arquivo, validado pelas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs), pode ser acessado em três idiomas, em diferentes formatos. O documento conta ainda com ícones que destacam os principais segmentos de cada região, facilitando assim a identificação do público pelas atividades de interesse, como ecoturismo, enoturismo e turismo religioso.

“Com essa ação, a Santur busca fomentar o processo de fortalecimento das políticas públicas de turismo no Estado”, afirma a presidente da Santur, Flavia Didomenico.

O processo de atualização do Mapa do Turismo em Santa Catarina é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur, com apoio da Gerência de Marketing Digital (Gemad). Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais em conjunto com as instâncias de governança regional e categorizados a partir de critérios do MTur.

O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado a cada dois anos. Para integrar o Mapa, as cidades tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante.

O novo Mapa do Turismo de Santa Catarina está disponível para consulta e download em alta resolução no site da Santur em duas versões (completa e simplificada), diferentes formatos e ainda nos idiomas português, inglês e espanhol.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo da Santur
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *