Economia catarinense cresce acima da média nacional em 2019

Estado também apresenta aumento na geração de empregos e abertura de empresas

A economia catarinense tem avançado acima da média nacional neste ano. De acordo com o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais, divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o crescimento econômico foi, até junho, de 3,9%, acima da média de 0,9% do país.

A geração de empregos e os índices de aberturas de empresas no estado também aumentaram em relação ao ano passado. Segundo dados do Governo de Santa Catarina, 73,4 mil vagas de emprego formais foram abertas entre janeiro e setembro deste ano. Em 2018, o saldo foi de 41,7 mil no ano inteiro. Entre janeiro e outubro deste ano, 120.306 empresas foram abertas na Junta Comercial do estado (Jucesc), o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período no ano anterior.

O governador Carlos Moisés (PSL) avalia que a recuperação da economia catarinense cresce em um ritmo superior aos demais estados por conta de sua diversificação. “Nosso país passou por uma crise severa, mas agora chegou o momento de virarmos essa página e escrevermos um novo capítulo de desenvolvimento”, afirma.

Ranking nacional aponta Santa Catarina como segundo estado mais competitivo do país

No Ranking de Competitividade dos Estados de 2019, desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública e divulgado no último dia 18 de outubro, Santa Catarina aparece com a segunda melhor avaliação do país, ficando atrás apenas de São Paulo.

O ranking avalia dez categorias diferentes: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Cada uma dessas categorias recebe uma nota até 100, a partir de critérios de avaliação definidos pelo CLP. Santa Catarina obteve a nota geral de 74,4. A média nacional é de 49,3.


Texto: Fernando Costa
Foto: Arquivo
Informações: Governo de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *