1º Encontro de Composteiros de Joinville ocorre neste fim de semana

Neste sábado (19) será realizado o 1º Encontro de Composteiros de Joinville. O evento vai reunir pessoas que já fazem compostagem em casa para a troca de experiências e também para tirar dúvidas de pessoas que queiram começar a transformar seus resíduos em adubo orgânico. O evento ocorre no Castelo do Monte Café (rua Otto Boehm, 578), a partir das 14 horas. Haverá confecção de uma composteira no chão e bate-papo sobre hortas domésticas. O evento é gratuito e indicado para toda família.

O encontro faz parte da programação da 6ª Semana Lixo Zero Joinville, que começa nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 27. São mais de 50 atividades espalhadas pela cidade. Todos são gratuitos, mas alguns precisam de inscrição prévia. Para verificar a programação completa, basta acessar o site do evento. Em Joinville, a programação inclui mutirões de limpeza em áreas urbanas, rodas de conversa, oficinas, palestras, apresentação teatral, visitas técnicas, entre outras.

A abertura oficial do evento ocorre nesta sexta-feira (18) a partir das 13 horas, na Associação Desportiva Embraco, com a realização do Plogging. Criado na Suécia, o esporte reúne corrida ou caminhada com a coleta de lixo ao longo do percurso feito pelos atletas. Na ação do ano passado, em uma caminhada que durou cerca de duas horas, foram retirados aproximadamente mil litros de resíduos das ruas do bairro.

Assim como ocorreu em 2018, para este ano são convidados colaboradores da Embraco e alunos das escolinhas de esportes da ADE. A participação também é aberta ao público em geral. Os participantes receberão luvas e sacos plásticos. A ADE está localizada na rua Rui Barbosa, 925, Costa e Silva.

Ação voluntária de limpeza também será realizada no sábado (19), na Avenida Santos Dumont. O ponto de encontro em frente à igreja Siloé, localizada na mesma avenida, número 1225. “Queremos mostrar para pessoas que quando não cuidamos dos nossos resíduos, eles vão parar em qualquer lugar, poluindo e prejudicando não só o meio ambiente, mas a nós mesmos também, pois esse lixo pode entupir bueiros e provocar muitos transtornos em época de chuvas”, explica uma das organizadoras do evento, Maria Carolina Campestrini.

No domingo, haverá ação de conscientização sobre resíduos na Rua do Lazer, no Saguaçu, durante toda manhã. Às 10 horas ocorre a organização de uma limpeza em torno do Rio Cachoeira. À tarde, das 14 às 18 horas, na Estação da Memória de Joinville, no bairro Anita Garibaldi, ocorre o Conexão de Brechós. O evento vai reunir 20 brechós da cidade, que apresentarão peças selecionadas especialmente para o evento.

Criada em Florianópolis, há dez anos, a Semana Lixo Zero corre em mais de 100 cidades de todas as regiões do país. Neste ano, o tema é “Um por Todos e todos por Zero”. Trata-se de uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Ministério do Meio Ambiente
Informações: Semana Lixo Zero Joinville