Secretaria da Saúde realiza Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado

No próximo sábado (19), a Secretaria da Saúde de Joinville vai realizar o Dia D de vacinação contra o sarampo em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O objetivo é vacinar crianças dos 6 meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, público-alvo da Campanha de Vacinação contra a doença, que acontece até o dia 25 de outubro.

As UBSs estarão abertas das 9 às 17 horas para a imunização. Pais e responsáveis devem comparecer com seus filhos às unidades, portando a Carteira de Vacinação, para receberem a dose vacinal. Até o momento, foram vacinadas 6.653 crianças de um ano, o que representa 80,56% da meta de 8 mil crianças. Em crianças abaixo de um ano, foram aplicadas 3 mil doses, apenas 37,92% da meta de 8 mil crianças.

Sarampo

Além da ação especial de vacinação no sábado, todas as UBSs de Joinville realizam a imunização de segunda a sexta-feira. Com três casos confirmados de sarampo em menos de 30 dias, a vacinação é a única proteção contra a doença, pois a transmissão é feita pelo ar, quando a pessoa infectada com o vírus fala, tosse ou espirra.

O vírus pode ficar incubado de 7 a 21 dias antes de manifestar as manchas avermelhadas no corpo, chamadas exantemas, características da doença, o que pode facilitar a transmissão da doença. O vírus é transmitido seis dias antes de aparecer o exantema e até quatro dias após o sintoma, num período total de 10 dias.

A doença tem os primeiros sintomas muito parecidos com o de uma gripe e caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite e exantemas. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano, podendo levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos, deve procurar uma das Unidades de Saúde ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.

Apesar de o público-alvo ser as crianças até os quatro anos, as demais faixas etárias também podem receber a dose da vacina. A campanha inicia pelas crianças por registrarem mais sequelas causadas pelo sarampo e com maior gravidade. Além das crianças, pessoas dos 20 aos 29 anos serão o público alvo da campanha de vacinação no próximo mês, de 18 a 30 de novembro, com a realização do Dia D da campanha no dia 30.

Unidades abertas no Dia D

Distrito Norte
UBSF Bom Retiro, UBSF Costa e Silva, UBSF Glória, UBSF Jardim Sofia, UBSF Jardim Paraíso I/II, UBSF Morro do Meio, UBSF Nova Brasília, UBSF Pirabeiraba, UBSF Rio da Prata e UBSF Vila Nova.

Distrito Centro
UBSF Aventureiro I, UBSF Aventureiro II, UBSF Aventureiro III, UBSF Bakitas, UBSF Bucarein, UBSF Caic Vila Paranaense (Comasa), UBSF Cubatão, UBSF Da Ilha, UBSF Dom Gregório, UBSF Itaum, UBSF Jardim Iririú, UBSF Leonardo Schlickmann (Iririú), UBSF Moinho dos Ventos (Espinheiros), UBSF Parque Joinville, UBSF Rio do Ferro, UBSF Saguaçu e UBSF Santa Bárbara.

Distrito Sul
UBSF Adhemar Garcia, UBSF Boehmerwald, UBSF Edla Jordan (Petrópolis), UBSF Estevão de Matos, UBSF Fátima, UBSF Floresta, UBSF Itinga, UBSF Paranaguamirim, UBSF Profipo, UBSF Jardim Edilene, UBSF Jarivatuba, UBSF KM 04 (Santa Catarina) e UBSF Ulisses Guimarães.


Edição: Sabrina Quariniri
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *