Prefeitura realiza concurso público para Guarda Municipal

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), abriu nesta terça-feira (15) as inscrições gratuitas para o Concurso Público que vai selecionar novos guardas municipais. O processo seletivo oferece cinco vagas, além de cadastro de reserva para a função.

A inscrição deve ser realizada apenas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville, até o dia 13 de novembro, às 23h59. O concurso terá validade de dois anos a contar da data do ato de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Para ocupar uma das vagas, os candidatos devem ter o ensino médio completo e a CNH categoria B e serem aprovados nas sete fases do processo seletivo. O guarda municipal tem uma carga horária mensal de 220 horas e a remuneração base no valor de R$3.255,59, podendo ser acrescido de adicional de periculosidade e gratificação de função. A carga horária mensal será cumprida em escalas a serem definidas pelo Comando da Guarda Municipal e de acordo com a natureza e necessidade dos serviços.

Também é necessário que o candidato tenha nacionalidade brasileira, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988; goze de seus direitos civis e políticos; esteja quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares; conhecer e esteja de acordo com as exigências do edital; ter no mínimo 18 anos; tenha aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, que será comprovada por meio de Atestado de Saúde Ocupacional.

O candidato ainda não deve ter sofrido pena de demissão ou de destituição de cargo público, no Município de Joinville ou outro ente público, nos últimos cinco anos; não possua antecedentes criminais; não possuir aposentadoria, no serviço público, em qualquer das esferas de governo, ressalvadas as exceções constitucionais, apresentando declaração própria sobre essa condição; ter sido aprovado no Concurso Público e possuir todos os requisitos específicos exigidos para o cargo na forma estabelecida no edital e seus anexos.

Às pessoas com deficiência (PcD) é assegurado o direito de se inscrever, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência, com reserva de no mínimo de 5% e o máximo de 20% das vagas a serem preenchidas. Devem apresentar um laudo médico e um requerimento que deve ser protocolado na Área de Recrutamento, conforme o modelo que consta no edital.

Depois de o candidato realizar a inscrição online, deve imprimir o formulário preenchido e se dirigir à SGP, que fica na avenida Hermann August Lepper, 10, Saguaçu, no prédio sede da Prefeitura, para a validação da inscrição, de 16 de outubro a 14 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com o CPF e documento de identificação pessoal. A lista completa com as inscrições deferidas será publicada no dia 25 de novembro, na página oficial do concurso.

A segunda fase será no dia 15 de dezembro, quando será aplicada a prova objetiva. A avaliação é composta por 35 questões de múltipla escolha, dividida em dois módulos. O módulo de conhecimentos gerais vai apresentar 10 questões de história e geografia de Joinville e atualidades, 5 questões de matemática e 5 de língua portuguesa. As demais 15 questões vão compor o Módulo de Conhecimentos Específicos, com 15 questões.

A prova terá duração de três horas e terá o local e horário divulgados no dia 4 de dezembro, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Serão considerados classificados na prova objetiva os 300 candidatos melhores colocados na prova objetiva, que tenham obtido pontuação igual ou superior a 40,00 pontos e acertado no mínimo uma questão em cada uma das disciplinas contidas na prova objetiva.

O processo seletivo terá ainda a Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Avaliação de Saúde Ocupacional, Pesquisa Social e o Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório, a última fase do concurso, que terá a publicação da sua homologação parcial no dia 30 de junho de 2020. Mais informações sobre o processo e detalhes de cada fase podem ser acessadas no edital, disponível no site da Prefeitura.

A Guarda Municipal é uma unidade operacional da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) de Joinville, responsável pela proteção de bens, serviços, logradouros e instalações públicas municipais, com a finalidade de prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, encaminhando ao delegado de polícia, diante do flagrante delito, o autor da infração, e também por zelar pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *