Semana Lixo Zero começa com evento que reúne esporte e retirada de lixo

A junção de atividade física com a conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos é a proposta do plogging, atividade que vai marcar a abertura da 6ª Semana Lixo Zero Joinville nesta sexta-feira (18). Com início às 13 horas e saída da sede da Associação Desportiva (ADE), os participantes farão uma caminhada enquanto coletam resíduos em ruas ao redor do local, na rua Rui Barbosa, 925, bairro Costa Silva, zona Norte da cidade.

Realizada pela Embraco pelo segundo ano consecutivo na abertura da Semana Lixo Zero Joinville, a ideia da ação é mostrar que aquela embalagem de bombom, a bituca de cigarro ou lata de refrigerante, entre outros resíduos que acabam sendo descartados de forma incorreta pelas ruas, poluem a paisagem, podem entupir bueiros e causam danos ao meio ambiente.

Na ação do ano passado, em uma caminhada que durou cerca de duas horas, foram retirados aproximadamente mil litros de resíduos das ruas do bairro. Assim como ocorreu em 2018, para este ano são convidados colaboradores da Embraco e alunos das escolinhas de esportes da ADE. A participação também é aberta ao público em geral. Os participantes receberão luvas e sacos plásticos.

“É muito importante fazermos parte deste movimento pelo segundo ano consecutivo. Já trabalhamos com a conscientização ambiental internamente e queremos contribuir para a disseminação do conhecimento para toda a comunidade joinvilense”, afirma Johedy Kasten, diretor de sustentabilidade da Embraco.

Na Semana Lixo Zero, a Embraco também participa com outras três ações. No sábado (19), será realizada uma exposição de desenhos feitos por filhos e sobrinhos dos colaboradores da companhia convidados a ilustrar o tema “Um por todos e todos por zero”. A mostra ocorrerá na Fundição, em evento interno. Na segunda-feira (21), a equipe da empresa recebe universitários como um dos roteiros da Rota da Reciclagem. Os visitantes conhecerão como são separados e armazenados os resíduos da indústria. Para finalizar, na quarta-feira (23), o time de Meio Ambiente, Saúde e Segurança palestra sobre resíduo zero para as escolas vencedoras do Prêmio Embraco de Ecologia 2018.

Semana Lixo Zero Joinville

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Além de Joinville, em 2019 o evento, que tem como tema “Um por Todos e Todos por Zero”, ocorre em mais de 80 cidades brasileiras entre os dias 18 e 27 de outubro.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, sediado em Florianópolis, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Semana Lixo Zero Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *