Prefeitura anuncia período para limpeza e manutenção de sepulturas

A Central de Atendimento do Serviço Funerário (Caserf), responsável pela administração dos Cemitérios Municipais de Joinville, definiu as datas para a realização dos trabalhos de limpeza, manutenção e benfeitorias das sepulturas na fase de preparação para o dia de finados, comemorado dia 2 de novembro. A manutenção e limpeza das sepulturas serão permitidas até o dia 29 de outubro (terça-feira).

Do dia 30 de outubro até o dia 3 de novembro, os cemitérios estarão abertos somente para visitação e ornamentação de túmulos. Os cemitérios municipais funcionam diariamente das 7 às 18 horas. No dia de finados, 2 de novembro, será permitida apenas a visitação e atos ecumênicos, sendo que o acesso de veículos ao interior dos cemitérios só será autorizado para idosos, pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida.

Nicoli dos Anjos, coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde, destaca os cuidados que devem ser tomados neste período para não tornar os cemitérios criadouros do mosquito Aedes aegypti. Vasos e flores devem ser escolhidos de maneira que não acumulem água e os pratos deixados abaixo dos vasos devem ser cheios de areia ou não serem utilizados.

“As floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir o escoamento da água. Tudo o que não estiver de acordo com as normas será inutilizado e descartado”, informa.

Os cemitérios municipais passam por fiscalização regular e recebem visitas de agentes da Vigilância Ambiental a cada 15 dias para evitar que se tornem pontos de proliferação do mosquito, de acordo com o decreto municipal 26.373 de 2016, que normatiza o funcionamento dos cemitérios.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *