Secretaria da Saúde testa aplicativo para reduzir filas em Joinville

A Secretaria da Saúde de Joinville está implantado uma nova ferramenta para comunicação direta com o usuário. Trata-se do aplicativo e-Cidadão Saúde Joinville. A ferramenta integra o Sistema Integrado de Gestão (SIG), implantado desde 2017, e desenvolvido pela Olostech, empresa especializada em software para saúde pública.

De acordo com a Prefeitura, o aplicativo vai ajudar na redução de absenteísmo de consultas e exames e, consequentemente, melhorar o aproveitamento de vagas. Também vai ajudar na redução de ligações telefônicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de oferecer mais transparência.

Uma das principais funcionalidades do aplicativo será a informação sobre as datas e horários de consultas e exames agendados. Além de acompanhar os seus agendamentos, o usuário receberá notificações periódicas lembrando seus atendimentos programados. Se necessário, ele poderá, inclusive, cancelar a sua consulta ou exame, dentro de um período máximo estabelecido pela ferramenta.

“A aplicativo vai fazer uma coisa que estávamos com deficiência que é lembrar o munícipe do seu agendamento, principalmente quando está chegando próximo à data. Porque se está agendando para daqui a três meses, ele tende a esquecer. Mas, a partir do momento em que é lembrado pela ferramenta, passa a ter dois indicativos principais: o de comparecer à consulta ou cancelar com antecedência, nos permitindo colocar outra pessoa no lugar, o que é mais importante”, explica o diretor da atenção básica da SES, Mário José Brückheimer.

Por meio do seu smartphone, o cidadão também poderá consultar a relação dos pontos de atenção, com endereços das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (PA) e hospitais; além da relação de medicamentos disponíveis na rede de saúde do município.

Piloto

Os usuários da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Paraíso I e II serão os primeiros a testar o aplicativo, em versão piloto que deve ser colocada em funcionamento durante o mês de outubro.

“Depois de testarmos a ferramenta e fazermos os ajustes finos necessários, vamos expandir para toda a rede. Nas próximas etapas, o aplicativo também deverá disponibilizar informações como situação vacinal e outros exames”, completa Brückheimer.

Após o período de teste da versão piloto, o aplicativo e-Cidadão Saúde Joinville estará disponível nas plataformas iOS e Android. A orientação sobre download e utilização da ferramenta será realizada pelos profissionais de todas as Unidades da rede de saúde, bem como por entidades como o Conselho Municipal de Saúde.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo da Prefeitura
Informações: Prefeitura