Confira os nomes que já surgiram para a eleição municipal de 2020

Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal de 2020, que determinará o sucessor de Udo Döhler na prefeitura de Joinville, os bastidores estão a cada dia mais agitados. As especulações começam a colocar alguns nomes na disputa. Alguns são velhos conhecidos e outros chegam com tom de novidade. O jornal O Mirante fez um levantamento e montou uma lista de quem já surgiu como possibilidade.

MDB 

O MDB, que venceu quatro das últimas seis eleições em Joinville, deve ter o deputado estadual Fernando Krelling como candidato em 2020. Ele é hoje o nome mais forte dentro do partido, com uma carreira de ascensão meteórica. 

DEM 

O deputado estadual Kennedy Nunes pode vir ser o nome do DEM na disputa. Atualmente, ele está no PSD, onde concorreu em 2012, mas já está encaminhando a filiação ao Democratas.

PSOL 

O PSOL ainda discute o nome que apresentará como candidato. Uma possibilidade é a do ex-vereador Adilson Mariano, que é o presidente da legenda. Outro nome que tem se mostrado disposto é o do atual secretário de formação do partido, Guilherme Luiz Weiler, que tem atuação no movimento social.

Cidadania 

A ex-vereadora Tânia Eberhardt saiu do MDB, onde construiu sua carreira, e migrou para Cidadania justamente para concorrer à prefeitura. Ela é por enquanto a única mulher cotada para a disputa.

PT 

O candidato do PT à prefeitura sempre o de Carlito Merss, que venceu a disputa em 2008. Para 2020, ele é cotado, porém, com outros nomes aparecendo, como o Francisco de Assis, que recentemente assumiu a presidência do partido.

PSL 

O PSL, apesar de nunca ter disputado uma eleição para prefeito na cidade, chega forte, por conta da expressiva votação que teve na cidade nas últimas eleições. Embora ainda não exista um nome consolidado, o de Derian Campos surge com força.

PDT 

Nas duas vezes em que concorreu à prefeitura de Joinville, o PDT lançou o advogado Rodrigo Bornholdt, que se tornou uma forte liderança da legenda. Para 2020, no entanto, quem se coloca oficialmente como pré-candidato é o vereador James Schroeder.

PSB 

O PSB Joinville, que teve um grande crescimento nas últimas eleições, ainda não tem pré-candidato para a disputa. Os nomes mais fortes são do deputado federal Rodrigo Coelho e do vereador e empresário Ninfo König. Coelho diz que decidirá em 2020 e Ninfo não se posiciona sobre o tema.

PSDB

No PSDB, que lançou o ex-prefeito Marco Tebaldi nas duas últimas eleições, vem surgindo o nome de Dalmo Claro de Oliveira, que foi secretário estadual de saúde e deputado estadual. Ele tem interesse em concorrer e está conversando sobre a filiação.

Podemos

O Podemos conversou e deve filiar em breve Tufi Michreff Neto, que deve concorrer à prefeitura pelo partido. Ele já foi presidente da Conurb e ocupou cargos do governo estadual nos governos do PMDB.

Novo 

No Novo, que também chega pela primeira vez nessa disputa, a opção hoje é o empresário Adriano Silva. Ele está participando do que o partido chama de processo seletivo.

PSD

O PSD ainda não se manifestou. Um nome com força no partido é o do deputado federal Darci de Matos, que já concorreu duas vezes e agora não concorre mais internamente como Kennedy Nunes.


Texto: Redação O Mirante
Foto: Prefeitura de Joinville

2 comentários em “Confira os nomes que já surgiram para a eleição municipal de 2020

  • 13 de Outubro de 2019 at 13 de Outubro de 2019
    Permalink

    Tufi não é pelo Podemos e sim pelo Patriota 51.

    Reply
  • 16 de Outubro de 2019 at 16 de Outubro de 2019
    Permalink

    E Gestor não quer mais um mandato?????

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *