UFSC Joinville recebe cientista que fez a primeira imagem de um buraco negro

A UFSC Joinville recebe, no próximo dia 15, a astrônoma e física Lia Medeiros. A brasileira integrou a equipe de mais de 200 cientistas de todo o mundo que está por trás de um dos avanços mais significativos da Astronomia até hoje: a primeira imagem de um buraco negro. O evento é uma ação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFSC.

Lia Medeiros é especialista em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a “fotografia”.

A imagem foi obtida por meio de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios. Em seguida, a foto foi montada com a ajuda de um “telescópio virtual”, criado por algoritmos feitos pelos pesquisadores do projeto Evento Horizont Telescope (EHT).

Além da palestra em Joinville, a cientista estará na UFSC Florianópolis no dia 16 de outubro para falar sobre o mesmo tema. O encontro em Joinville será no auditório do campus, às 14h30.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Bob Demers/Universidade do Arizona
Informações: UFSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *