Mostra sobre Ilha da Rita será exposta em escolas de Joinville

Começa nesta quarta-feira (9) a passagem da exposição “Rita” por escolas de Joinville. A mostra, composta por 18 banners, está ligada ao livro “Rita”, sobre o patrimônio cultural da Ilha da Rita, uma das que compõem a Baía Babitonga. A realização é do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural (Geipac), ligado à Univille. A visita às escolas contará com o envolvimento de pesquisadores do projeto.

A história da ilha está ligada a populações pré-coloniais, em que se destaca a presença de vestígios de um sítio arqueológico tipo sambaqui, como também aspectos da história militar do Brasil, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu de base naval e posto de abastecimento de navios. As construções da base naval, o sítio arqueológico e as memórias da população circunvizinha compõem, com o ambiente natural da ilha, importante patrimônio material e imaterial dessa região do Brasil.

“A história e a ambiência que envolvem a Ilha da Rita são extremamente ricas, por isso a ideia de realizar uma exposição que pudesse motivar professores e estudantes a discutirem diferentes aspectos da realidade circunvizinha”, explica Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, coordenadora do projeto.

“Receber a exposição Rita nos deixa muito honrados. Além de englobar diversas áreas de conhecimento, é mais uma oportunidade de aproximar nossos estudantes do mundo da pesquisa científica”, comenta Daiane Besen, professora de História da primeira escola a receber a exposição.

A pesquisa, que envolveu as áreas de História, Biologia, Arquitetura, Arqueologia, Sociologia, Geografia e Geologia, resultou em três dissertações, vários artigos publicados em diferentes periódicos e anais de eventos e no envolvimento de professores mestres e doutores em diferentes áreas do saber, além de bolsistas de iniciação científica, graduandos de vários cursos da Univille e de técnicos que colaboraram de distintas formas para que os resultados fossem obtidos.

O livro reúne, em uma única obra, a maior parte dos resultados dessa vasta pesquisa, tornando o material acessível a cientistas de diferentes áreas e, principalmente, a professores e estudantes dos vários níveis de ensino.

Quem quiser agendar visitas da exposição em escolas pode entrar em contato pelo e-mail cibelpiva@gmail.com. Interessados no livro também podem entrar em contato pelo e-mail.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Geipac

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *