Semana Lixo Zero promove formação de multiplicadores

Representantes de associações de moradores de vários bairros de Joinville são convidados a participar de capacitação sobre o conceito lixo zero, para que possam incentivar a cultura da redução e encaminhamento correto de resíduos nas áreas onde atuam. Um workshop voltado para líderes nos bairros ocorre no dia 21 de outubro, na Univille, e será coordenado pela Rastro Sustentabilidade, em parceria com a universidade. Detalhes sobre as inscrições ainda serão divulgados pela organização.

A ação faz parte das atividades da 6ª edição da Semana Lixo Zero Joinville, que será realizada em vários pontos da cidade entre os dias 18 e 27 de outubro. Nesta edição, a organização está intensificando ações que levem o conceito lixo zero para mais áreas da cidade.

“Nossa intenção é mostrar como é possível reduzir o montante de lixo que enviamos para o aterro sanitário, que já está com sua vida útil comprometida. Além disso, nosso índice atual de reciclagem mal chega a 6% e precisamos melhorar esse percentual, que poderia ser de pelo menos 35%, segundo a empresa que faz a coleta seletiva na cidade”, explicou um dos organizadores do evento, Arthur Rancatti.

Também com a intenção de expandir iniciativas lixo zero na cidade, na última semana de setembro a Rastro Sustentabilidade realizou, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, capacitação para professores da rede pública e privada. Chamado de Nossa Escola Lixo Zero, a iniciativa teve como foco a formação de multiplicadores do conceito e incentivo à adoção nas escolas de iniciativas sobre conscientização para a redução e encaminhamento correto de resíduos.

Com apoio da Magrathea Labs, 206 profissionais, divididos em oito turmas, participaram das capacitações. “Entre os participantes, havia professores de Araquari, Barra do Sul e Barra Velha. Nos surpreendemos positivamente com a animação de todos ali. Muitos já têm iniciativas em suas escolas e querem ampliar essas ações a partir do conhecimento que foi repassado”, disse Maria Carolina Campestrini, uma das consultoras da Rastro Sustentabilidade.

Semana Lixo Zero

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Além de Joinville, em 2019 o evento ocorre em mais de 70 cidades brasileiras. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana Lixo Zero é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.

Para a edição deste ano, quem tiver interesse em organizar alguma ação para compor a agenda do evento, pode acessar o formulário de inscrição aqui.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *