Escolas recebem programa sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental, com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades é o foco do Programa de Educação e Diversidade (PED), que será levado para escolas de ensino médio de Joinville entre os meses de outubro e novembro.

O programa, que começa nesta terça-feira (1º), vai abranger alunos e educadores de três escolas da rede estadual de ensino. A ação dá continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, realizado na cidade no mês de julho.

Em Joinville, o PED vai capacitar educadores e 1.334 estudantes, que poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.

A iniciativa, realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation e apoio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, faz parte do banco de boas práticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de Joinville, o PED também é realizado na cidade de Rio Claro (SP).

Ao final do programa, os alunos apresentarão as propostas elaboradas pelos grupos em “Feiras de Ideias”. A melhor ideia, escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos, será implantada na comunidade. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com tablets.

“O projeto trabalha a educação com ênfase na diversidade e inclusão. Queremos que os próprios alunos reflitam sobre a realidade em que vivem, os problemas que enfrentam e apontem soluções para a garantia de uma sociedade mais igualitária. Após participarem do programa, todos acabarão atuando como multiplicadores do conhecimento aprendido”, explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

ODS

São 17 objetivos e 169 metas que buscam erradicar a extrema pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqui você encontra informações completas sobre os 17 ODS e também sobre o PED.

Agenda em Joinville

1º de outubro
Abertura do PED nas três escolas da rede estadual de ensino que foram selecionadas pela Secretaria da Educação: Governador Celso Ramos, Engenheiro Annes Gualberto e Dr. Tuffi Dipe.

2 de outubro
Workshop presencial para professores e educadores.

3 de outubro
Início das oficinas com estudantes.

10 de dezembro
Feira de Ideias em cada escola, simultaneamente. Apresentação dos projetos e premiação da equipe vencedora. Os eventos serão abertos para a comunidade.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *