Semana Lixo Zero 2019 divulga atividades programadas para Joinville

Com o tema “Um Por Todos e Todos por Zero”, foi lançada na quarta-feira (18) a sexta edição da Semana Lixo Zero Joinville. No evento, realizado no Teatro do SESC, a organização, alguns parceiros e voluntários anunciaram algumas das ações que já estão programadas para a campanha que ocorre entre os dias 18 e 27 de outubro. Também foi lançado o formulário de inscrição para quem quiser organizar alguma ação de conscientização para a redução dos resíduos.

“Podem ser organizadas ações como mutirões de limpeza, palestras, oficinas, rodas de conversas ou intervenções artísticas. A organização do evento pode dar orientações e todo suporte necessário para a realização dessas atividades”, explica Arthur Rancatti, um dos organizadores do evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário aqui. As atividades inscritas farão parte da agenda oficial do evento.

O evento de lançamento iniciou com a exibição do documentário “Compostagem – Por que não?”, que mostra exemplos de quem transforma seus resíduos em adubo e colabora para o desvio de resíduos orgânicos do aterro sanitário. Ao final da exibição, os produtores do filme, Viviane Noda e Guto Zarello, de São Paulo, que conversaram com o público sobre os exemplos captados no vídeo e a experiência do casal com a compostagem. O documentário foi lançado pela plataforma de mídia PorQueNão?.

Ações programadas

A mobilização deste ano começa com a capacitação de professores das redes pública e privada de Joinville, entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro XV de Formação. Eles receberão informações sobre o conceito lixo zero, como promover a redução de resíduos, separação correta para a reciclagem e compostagem, entre outras. Ao todo, são oferecidas 400 vagas, distribuídas em oito turmas, organizadas em horários diferentes. Os educadores da cidade que quiserem se inscrever em uma das turmas podem fazer a inscrições por aqui. A capacitação será realizada pela Rastro Sustentabilidade, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville e patrocínio da Magrathea Labs.

Outra ação já confirmada é o plogging, atividade que envolve exercício físico e coleta de resíduos, e que será realizada por colaboradores da Embraco. Há seis anos participando das atividades da Semana Lixo Zero Joinville, a empresa organiza o plogging na abertura do evento, marcada para o dia 18 de outubro. Os participantes vão recolher resíduos ao redor da Associação Desportiva Embraco (ADE).

Um painel sobre oportunidades e desafios para os resíduos da construção civil, realizado na Acij, além de um hackathon voltado para a busca de soluções para resíduos do esgoto estarão na agenda de atividades deste ano.

Também está confirmada a Rota da Reciclagem, formada por visitas às cooperativas de catadores de resíduos para reciclagem. Com apoio da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), as visitas são indicadas para estudantes ou qualquer pessoa interessada em conhecer o trabalho das cooperativas de Joinville.

Desafio Joinville Lixo Zero

Durante o lançamento da edição deste ano, a organização, em parceria com a Ong Engenheiros Sem Fronteiros, apresentou uma campanha de incentivo para os moradores promoverem ações de sustentabilidade na cidade. Chamada de Joinville Lixo Zero, a ideia da campanha é fazer as pessoas mostrarem que atitudes ou ações desenvolvem no dia a dia para que a cidade seja mais limpa e sustentável. Quem for desafiado, deverá postar uma foto ou gravar um vídeo mostrando suas ações no Instagram, marcando a hashtag #joinvillelixozero.

A Semana

A Semana Lixo Zero Joinville é organizada pela consultoria Rastro Sustentabilidade em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar. A Semana conta também com apoio de instituições públicas, empresas privadas e organizações da sociedade civil.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Gabriel Silva/Divulgação
Informações: Assessoria