Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas em escolas

Uma semana para conscientização e prevenção. Esta é a proposta da comemoração da Semana Nacional de Trânsito em Joinville, que ocorre de 18 a 25 de setembro, realizada pela Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans).

A abertura ocorreu na quarta-feira (18), na Escola Municipal Professora Lacy Luíza Flores, no bairro Itinga, para levar o conhecimento sobre a segurança no trânsito para os mais de 1.100 alunos da unidade escolar. A programação teve início com uma simulação de um acidente de trânsito feita pelo Samu, uma cena montada com um carro e um adolescente caído ao chão e imóvel.

No encontro também foi realizado um teatro com o título “De Quem é a Rua?”, que trata da segurança e do papel de cada pessoa em seu tipo de transporte no trânsito. Os profissionais do Samu também realizam uma exposição com os equipamentos utilizados e explicam o funcionamento de cada um. A Polícia Civil também falou a respeito da conduta das crianças, aplicando o uso do cartão verde ou vermelho, da campanha Jeito Catarinense, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

“Podemos fazer um trânsito melhor com respeito, humanização, no prestar atenção na sinalização, ter paciência. Se nós não cuidarmos da nossa vida e cuidarmos também com a vida do outro, o que será?”, comenta Ana Maria Dias da Costa, gerente da Eptran.

Toda a escola estava preparada para a ação. Em cada mural e corredor eram encontrados cartazes, maquetes e ilustrações sobre a segurança no trânsito. Celina Aparecida Bertol Lopes, diretora da escola, foi quem direcionou a programação. Para ela, a conscientização da comunidade escolar é muito importante para garantir a segurança dos alunos e evitar tragédias.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Samu, Secretaria de Comunicação (Secom), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Detrans, Batalhão de Infantaria, Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde).

Programação

19/9
Caminhada do Setembro Inclusivo, alusiva ao Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, às 9h30, na Praça da Bandeira

20/9
I Mostra de Ações de Segurança e Educação no Trânsito do Norte Catarinense – sede da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

21/9
Ação de conscientização nas vagas exclusivas para deficientes e idosos, na rua Senador Felipe Schmidt, em frente ao Shopping Mueller.

22/9
Cicloturismo – 8 horas, saída da avenida Hermann August Lepper (fundos da escola de idiomas Phill Young), num percurso de 37km até a região de Pirabeiraba.

23/9
Ação de conscientização nas faixas de pedestres de alguns pontos críticos da cidade, tais como rua Dr. João Colin (em frente à Unimed) rua Orestes Guimarães (em frente à Caixa Econômica Federal), esquina das ruas Princesa Izabel e Dr. João Colin, av. Getúlio Vargas (em frente à TVBE), e av. Santa Catarina (em frente ao Supermercado Vitorino).

24/9
Ação educativa com os alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Bailarina Liselott Trinks, no Vila Nova

25/9
Apresentação de teatro para as crianças e idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Paraíso; e participação da equipe da EPTRAN na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Phelippe José/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *