4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC está com inscrições abertas

No dia 29 de setembro, a Associação Brasil AVC (ABAVC) irá mais uma vez às ruas para alertar a população sobre a importância da prática de atividades físicas no combate ao Acidente Vascular Cerebral, segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.

A população é convidada a apoiar a causa por meio da 4ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC, que terá largada às 7 horas, em frente ao Centreventos Cau Hansen. A prova é aberta para participantes a partir dos quatro anos, desde que em perfeito estado de saúde. Será dividida em corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada de 5 quilômetros e prova kids. Inscrições podem ser feitas aqui.

“Nosso intuito é levar informação às pessoas, para evitar o surgimento de novos casos”, explica Carla Heloisa Cabral Moro, médica neurologista e presidente do Conselho Fiscal da ABAVC. “Na maioria dos casos, 90%, o AVC pode ser evitado com o controle de fatores de risco como diabetes, pressão alta, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e obesidade”, enfatiza.

No local do evento também serão promovidas aos participantes atividades com orientadores físicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, neurologistas e outros profissionais envolvidos no tratamento do AVC.

Os kits serão entregues no dia 28 de setembro, das 10 às 18 horas, na loja Decathlon, em Joinville, localizada na rua XV de Novembro, 2805, bairro Glória.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é consequência de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro, e pode causar a morte ou, na maioria dos casos, algum tipo de sequela, como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras.

O indivíduo acometido pode desenvolver um aumento exagerado da contração muscular involuntário, o que é chamado de espasticidade, que compromete a mobilidade e atividades simples do dia a dia, como vestir-se e fazer a higiene pessoal. Aproximadamente metade dos acometidos terá depressão e podem apresentar déficit de memória. A incapacidade poderá levar a aposentadoria precoce, necessidade de cuidadores e perda a independência.

Associação Brasil AVC

A Associação Brasil AVC (ABAVC) é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 14 de fevereiro de 2005, em Joinville, SC. O principal objetivo é levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientando sobre os sinais e sintomas, conduta diante de uma ocorrência e alerta sobre os fatores de risco para a prevenção primária da doença, evitando que acometa novos indivíduos. Assim como atuar nas políticas públicas e linha do cuidado do AVC, para garantir acesso à prevenção, tratamento e reabilitação.

Programação

5h30 às 6h30
Entrega de kits para atletas de outras cidades

6h45
Aquecimento

6h58
Largada Grupo Pernas Solidárias

7 horas
Largada das corridas e caminhada

8h20
Largada corrida kids

8h45
Início do Cerimonial de Premiação


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria