Associação dos Trabalhadores Individuais faz reunião aberta neste sábado

Neste sábado (14), às 15 horas, ocorre um encontro da Associação dos Trabalhadores Individuais. A iniciativa tem como objetivo organizar politicamente os pequenos comerciantes, motoristas e entregadores de aplicativo, pequenos empreendedores, vendedores ambulantes, prestadores de serviços informais e trabalhadores que tiveram seus postos precarizados nestes últimos anos.

“Em um país onde a crise e desemprego só cresce, a alternativa de muitas pessoas tem sido empreender por necessidade. Ao mesmo tempo, quem já empreende, tem um pequeno comércio ou presta serviço individualmente está passando por dificuldades porque suas rendas também variam de acordo com a demanda de mercado”, explica Eduardo Rodrigues, que é sócio de um café no centro da cidade.

A ideia inicial, de acordo com os associados, é organizar redes de apoio solidárias e reivindicar políticas concretas que possam ter impacto significativo na vida dos trabalhadores destas categorias e das pessoas no modo geral. “Queremos organizar essas categorias para nos ajudar nesse momento difícil de crise e desemprego. É muito mais eficiente lutarmos juntos do que individualmente”, afirma Eduardo.

Crítico do neoliberalismo, Eduardo observa uma degeneração dos valores humanos, doenças mentais sintomáticas ao sistema e uma infelicidade generalizada, suprida momentaneamente pelo consumo de entorpecentes e remédios. Por isso ele diz que “precisamos pensar nos problemas de nosso tempo e encontrar saídas que dialoguem com a maioria das pessoas”.

A associação pretende promover apoio concreto, como troca de serviços, de experiência e networking, além de trazer uma formação mais significativa através de palestas e workshops.

O encontro será às 15 horas, no Centro de Diretos Humanos Maria da Graça Brás, que fica na rua Plácido Olímpio de Oliveira, 660, no bairro Bucarein.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Uber
Informações: ATI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *